Câmpus de Ponta Porã oferece Minicurso “Democracia, Gênero, Sexualidade e Diferenças”

O Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças e o Núcleo de Estudos Néstor Perlongher  – Cidade, Geração e Sexualidade abrem as inscrições para o projeto de extensão Minicurso Democracia, Gênero, Sexualidade e Diferenças. O evento será realizado nos dias 10 (das 19h às 22h30) e 11 (das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h30) de novembro e haverá certificado de 20 horas.

A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. O público alvo são pessoas com o Ensino Médio completo e que não são acadêmicas da UFMS. Para a atividade haverá leitura prévia, enviada por e-mail antes dos encontros, e, ainda, a confecção de um trabalho final, que será solicitado presencialmente no dia 11 com prazo de entrega até o dia 22 de novembro.

As pessoas interessadas em se inscrever podem acessar o site do Impróprias: http://improprias.sites.ufms.br/2017/10/05/inscricoes-abertas-para-o-minicurso-democracia-genero-sexualidade-e-diferencas/

Os professores responsáveis pelas atividades do minicurso são todos da UFMS: Tiago Duque (Doutor em Ciências Sociais, professor do Bacharelado em Ciências Sociais, do Mestrado em Educação do Campus Pantanal e do Mestrado em Antropologia Social); Guilherme Passamani (Doutor em Ciências Sociais, professor do Bacharelado em Ciências Sociais e do Mestrado em Antropologia Social) e Marcelo Victor da Rosa (Doutor em Educação e professor do Bacharelado em Educação Física).

A equipe do Câmpus de Ponta Porã que é parceira no desenvolvimento do projeto de extensão está vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Fronteiriça (GEPEF), por meio da professora Luciene Silva e acadêmic@s do Curso de Pedagogia.

De acordo com o professor Tiago Duque a equipe do minicurso reconhece que “ensinar é um ato político”, portanto, não acredita ser possível dar uma abordagem neutra ou pouco politizada a respeito das questões de democracia, gênero, sexualidade e diferenças. Ainda que esta proposta não tenha qualquer vínculo partidário, ela é teórica e politicamente fundamentada em autoras/es, principalmente (não exclusivamente), pós-estruturalistas e na luta por uma sociedade que reconheça e valorize as diferenças.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: improprias.ufms@gmail.com

 

 

Fonte: Impróprias e Núcleo de Estudos Néstor Perlongher