Enade 2019

Dia 24 de Novembro de 2019

 

O Exame Nacional de Desempenho de Estudante, conhecido como Enade, é uma prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), ao final de cada ano, para avaliar o rendimento de alunos concluintes de um grupo de cursos escolhidos.

A realização da prova do Enade é obrigatória, pois o MEC determina que todos os concluintes dos cursos escolhidos para o Enade do ano sejam avaliados. Se o aluno não fizer a prova, ele fica em situação irregular, e o MEC não permite que a Instituição realize a sua colação de grau e nem emita seu diploma. Assim, se você foi convocado, não deixe de participar.

Os resultados do Enade fazem parte de um conjunto de indicadores para a avaliação da qualidade da educação superior brasileira. O conceito no Enade é fundamental para o desenvolvimento dos cursos e das instituições de educação superior, pois, a partir da sua divulgação, o diploma conferido por um curso com alunos com bom desempenho no Enade será mais valorizado.

 

Questionário

2 de setembro a 21 de novembro Preenchimento do Questionário do Estudante
A partir de 8 de novembro Divulgação dos Locais de Prova
24 de novembro Prova do Enade às 12h
25 de novembro a 6 de dezembro Preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso
2 de janeiro de 2020 Previsão de Divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular
2 de janeiro a 5 de fevereiro de 2020
Período de Solicitação de Dispensa pelo Estudante e pela IES
A partir de 31 de agosto de 2020 Divulgação dos resultados do Enade 2019

 

Agronomia

Arquitetura e Urbanismo

Enfermagem

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia de Computação

Engenharia Elétrica

Engenharia Florestal

Engenharia de Produção

Farmácia

Fisioterapia

Medicina

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Zootecnia

Devem fazer a avaliação, os acadêmicos bacharéis com 80% ou mais de carga horária cumprida até 31 de agosto, ou que sejam concluintes até julho de 2020. Já os estudantes em tecnólogos precisam ter aproveitamento de 75% ou mais de carga horária cumprida também até o dia 31 de agosto, ou com expectativa de concluir até dezembro.

Para que o cadastramento seja efetivado, o aluno deve acessar o Sistema Enade, selecionar o campo “Primeiro acesso estudante”, preencher as informações com os dados pessoais solicitados. Em seguida, o estudante vai receber um e-mail de autenticação, com o passaporte para acesso ao campo “Autenticação no Enade”, no mesmo Sistema. O aluno será redirecionado para a criação de uma nova senha, que será permanente.

Download (PDF, 101KB)

FIQUE LIGADO!!!!

Estudante, você tem até dia 21 de Novembro para preencher o QUESTIONÁRIO do estudante. Sem ele, você fica IRREGULAR na Prova!

ALUNO DA UFMS MANDA BEM!!

O resultado é utilizado para compor o Conceito Preliminar do Curso (CPC).

Tem dúvida?? Entre em contato…

Divisão de Apoio à Regulação e Avaliação (DIRA)
Telefone: 3345-7932 / 3345-7275
Endereço eletrônico: dira.prograd@ufms.br