Ouvidoria

A Ouvidoria da UFMS foi formalmente instituída no ano de 2005 pela Resolução nº 61 de 12 de dezembro de 2005. Quando a Lei n. 12.527/2011, denominada de Lei de Acesso à Informação (LAI), entrou em vigor, em maio de 2012, a Ouvidoria passou também a exercer a atividade Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), sendo responsável por recepcionar também as demandas de acesso à informação. Quanto às manifestações de Ouvidoria (sugestões, elogios, solicitações de providências, reclamações, denúncias e simplifique), até o final de 2015 era utilizado um sistema próprio da UFMS para o seu recebimento e tratamento. Em janeiro de 2016 o sistema foi descontinuado e passou-se a utilizar o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal e-OUV, denominado desde agosto de 2019 de Plataforma Fala.BR.

Compete à Ouvidoria receber sugestões, elogios, solicitações, reclamações, denúncias e pedidos de acesso à informação referentes à Universidade. Além de receber as manifestações, analisá-las e encaminhá-las aos órgãos competentes para tratamento e apuração dos fatos, se for o caso, a Ouvidoria sugere melhorias e solicita providências, auxiliando na busca de soluções para os problemas existentes na Instituição.

Como canal oficial de comunicação desta Instituição, a Ouvidoria reúne, por meio de atendimentos presenciais, telefônicos, manifestações por correspondência física e eletrônica e por meio da Plataforma Fala.BR, as informações a respeito das necessidades, solicitações e opiniões gerais da
Comunidade Universitária – que compreende servidores e estudantes, além de cidadãos que usufruem dos serviços da Universidade

Pautada pelas normas que regem as ouvidorias públicas, a Ouvidoria, como órgão de interlocução entre a sociedade/comunidade universitária, busca não só garantir o direito de participação dos usuários na administração como também, simultaneamente, promover a melhoria contínua dos serviços e atendimentos ofertados, fortalecendo suas finalidades legais e legítimas.

Mais informações sobre a Ouvidoria podem ser obtidas em seu portal eletrônico, ouvidoria.ufms.br, no qual são disponibilizados dados estatísticos, relatórios anuais, dicas e orientações para realizar as manifestações, bem como link para registro da manifestação no Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.

A Ouvidoria disponibiliza os seguintes canais de atendimento para os usuários:

Fala.BR

As demandas de Ouvidoria devem ser registradas pelos cidadãos no sistema Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, disponível no endereço eletrônico falabr.cgu.gov.br. O sistema permite ao usuário registrar, a qualquer hora, reclamações, sugestões, elogios, solicitações, denúncias, comunicações e pedidos de simplificação (Simplifique), bem como acompanhar o andamento das manifestações.

Atendimento Presencial

A Ouvidoria da UFMS está localizada no térreo do prédio das Pró-Reitorias, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Endereço: Av. Costa e Silva, s/nº, Bairro Universitário, 79070-900, Campo Grande – MS

Telefone

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, por meio dos telefones (67) 3345-7983, (67) 3345-7021 e (67) 3345-7789.

E-mail

A ouvidoria dispõe do e-mail ouvidoria.rtr@ufms.br, disponível para orientações.

Correspondência

As correspondências devem ser encaminhadas à Ouvidoria para o endereço Av. Costa e Silva, s/nº, Bairro Universitário, 79070-900, Campo Grande – MS.

SIC

Na UFMS, o SIC é uma atividade exercida pela unidade de Ouvidoria, que está à disposição nos contatos acima informados para atendimento presencial, telefônico, por e-mail, correspondência e pelo Fala.BR.

As demandas relacionadas à Lei de Acesso à Informação são recebidas por meio do sistema Fala.BR, com interface disponível na internet em falabr.cgu.gov.br, no qual o usuário pode registrar seu pedido a qualquer hora. A ferramenta permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe prazos, apresente recursos e receba a resposta elaborada pela UFMS.

Caso o manifestante opte pelo atendimento presencial com preenchimento de formulário impresso ou, ainda, caso encaminhe sua demanda por qualquer outro meio que não seja o Fala.BR, a manifestação é cadastrada pelos servidores da Ouvidoria no respectivo sistema.

Autoridade de Monitoramento da LAI: Kleber Watanabe Cunha Martins. Cargo: Corregedor

Formulário de solicitação de informação para aqueles que queiram apresentar o pedido em meio físico (papel) junto ao SIC:

https://www.gov.br/acessoainformacao/pt-br/lai-para-sic/formularios

Painel de informações sobre o atendimento à Lei de Acesso à Informação: clique aqui

Painel “Resolveu?”

Painel Resolveu?, criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema Fala.BR. A aplicação permite pesquisar examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Clique aqui para acessar o Painel Resolveu? e verificar os indicadores da UFMS.

Servidores da Ouvidoria e SIC:

Mariane Cristina Wolf, Ouvidora. (Clique aqui e acesse o currículo e informações sobre o mandato da Ouvidora);

Henrique Alves do Nascimento, Assistente em Administração; e
Danyele do Amaral Evangelista, Assistente em Administração e substituta da Ouvidora.

Telefones: (67) 3345-7983, (67) 3345-7021 e (67) 3345-7789

e-mail: ouvidoria.rtr@ufms.br

Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP)

O Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP), desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), é um autodiagnóstico da Ouvidoria, que tem por objetivo contribuir para que a unidade possa perceber suas principais forças e fraquezas e atuar de maneira efetiva para a melhoria de sua maturidade.

Tendo como base o Cronograma de Implementação elaborado pela CGU, referente ao 1º Ciclo Integral de Avaliação de Maturidade (vigência de 16/03/2021 a 15/03/2023), a Ouvidoria, em conjunto com o nível estratégico da UFMS, realizou as seguintes etapas:

1. realização do autodiagnóstico da maturidade daquele momento, o qual foi submetido à CGU em setembro de 2021.
2. comunicação do nível alvo para a CGU, na qual foi indicado o nível de maturidade almejado para cada elemento da matriz do MMOuP, ação esta realizada em dezembro de 2021.
3. elaboração do Plano de ação – a definição do nível alvo culminou no desenvolvimento de um Plano de Ação para a superação das lacunas identificadas entre o autodiagnóstico e o nível alvo de maturidade definido.

Para obter mais informações sobre o Modelo de Maturidade da Ouvidoria da UFMS, clique aqui.

Normas e  legislações da Ouvidoria

Clique aqui e acesse as normas e legislações referentes à atuação da Ouvidoria.

Fluxogramas da Ouvidoria (mapeamento dos processos)

Clique aqui e acesse os fluxogramas da Ouvidoria.

Relatórios de Gestão da Ouvidoria

Clique aqui e acesse os relatórios anuais da Ouvidoria.

Relatórios do Conselho de Usuários de Serviços da UFMS

Clique aqui e acesse os relatórios anuais do Conselho de Usuários de Serviços Públicos da UFMS.