Programa de Residência em Psicologia Clínica realiza aula com o psicanalista Christian Dunker

A Aula Inaugural do Programa de Residência Uniprofissional em Psicologia Clínica da UFMS terá como palestrante o psicanalista Christian Dunker. Com o tema Clínica, ciência e sofrimento psíquico, o evento será realizado no próximo sábado, 16, às 9h30. A entrada é aberta ao público e gratuita. No dia, o palestrante também deve realizar o lançamento de livros de sua autoria. 

O coordenador do programa de residência e professor da Faculdade de Ciências Humanas, Tiago Ravanello, explica que, de forma geral, o tema é de interesse das ciências humanas, mas também da área da saúde. “Vamos falar sobre clínica, cientificidade e sofrimento, ou seja, as articulações entre a escuta, sofrimento e as questões da ordem da subjetividade. E também como abordá-las de um ponto de vista metodológico, como oferecer escutas que sejam qualificadas por um saber que se coloca à prova no âmbito da ciência”, pontua.

Além de psicanalista, Christian Dunker é professor titular da Universidade de São Paulo e autor de livros como Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica e Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma, ambos vencedores do prêmio Jabuti. Além disso, promove a divulgação científica de assuntos relacionados à psicanálise no YouTube e redes sociais. Atua também como colunista em diversos veículos de comunicação. 

“Ele [Christian] alcança muitos profissionais da área da psicologia, psicanálise e psiquiatria, mas em sentido mais amplo, alcança também um público que começa a questionar a nossa contemporaneidade, os fenômenos da nossa vida social, por um olhar que coloca a escuta em primeiro plano. Começar com ele em uma aula inaugural é mostrar que, a partir das ações da UFMS, a gente faz intervenções de muita amplitude e de qualidade, alcançando muitas pessoas”, explica o professor Tiago. 

Segundo o professor, o evento é também uma oportunidade para apresentar ao público o novo programa de residência uniprofissional, que teve criação autorizada pelo Ministério da Educação neste ano. A seleção para a primeira turma da residência foi realizada também neste ano. 

“É uma residência totalmente voltada para a especialização de profissionais na área da psicologia a partir de um modelo de aprendizagem voltado para o trabalho, com ampla carga horária prática repensada à luz das discussões e do debate teórico. Então, o evento permite que a gente possa dar ciência de que existe esse programa, de que ele está disponível para a comunidade e a categoria dos psicólogos e psicólogas. É o desejo que temos, de fazer dessa residência algo significativo e diferenciado para a psicologia no Estado”, finaliza. 

Texto: Alíria Aristides