Gestores recebem integrantes da nova diretoria do DCE

Nessa quarta-feira, 2, o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo receberam integrantes da nova diretoria eleita para o Diretório Central de Estudantes (DCE). Estiveram presentes o presidente Gabriel Recalde, estudante do Curso de Psicologia da Cidade Universitária; a vice-presidente Izabella Britto, estudante do Curso de História do Câmpus de Aquidauana; Rafaela Mendes, coordenadora de Mulheres; Yuri Amizadai e Alice Soares, coordenadores de Movimento Estudantil, respectivamente estudantes de História e Artes Visuais, e Gabriela Garcia, coordenadora de Saúde Única, estudante do Curso de Medicina Veterinária. A reunião contou também com a presença do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza.

“Este é um momento para nos conhecermos e queremos desejar sucesso à nova diretoria, nesta gestão de um ano. Colocamos a Universidade à disposição. Temos uma administração democrática que considera os estudantes de graduação e pós-graduação como maior tesouro da UFMS. É importante conhecer a pauta defendida pelo DCE, para podermos alinhar e juntos sermos mais fortes para enfrentar os desafios da educação superior e da ciência”, disse o reitor.

Turine fez uma breve contextualização e apresentação da gestão atual. “São seis anos à frente da UFMS. Temos desafios a serem superados, principalmente, devido ao período da pandemia e a consequente situação econômica. Precisamos do apoio do DCE, que é uma representatividade importante. Foi uma reunião muito positiva. Parabenizo a todos os jovens que estão assumindo a gestão”, fala Turine.

“Foi nossa primeira reunião com a nova diretoria do DCE. Foi uma reunião muito boa, de apresentação de parte da equipe, já que eles têm representantes de sete câmpus na diretoria, inclusive a vice-presidente é do Câmpus de Aquidauana. Eles já trouxeram algumas demandas e nós falamos sobre como trabalhamos como Administração Central na relação com nossos estudantes. Foi muito boa mesmo essa primeira reunião com a nova diretoria do DCE”, enfatizou o pró-reitor Albert Schiaveto.

De acordo com Albert, é salutar o estreitamento entre administração e representações da comunidade universitária, como o DCE. “Precisa haver esse estreitamento, especialmente porque nossa pró-reitoria é exclusiva para atendimento dos estudantes. Vemos essa parceria como extremamente importante e ela pode fazer com que cuidemos melhor ainda do nosso público”, falou Albert que recebeu novamente o presidente e a coordenadora de Saúde Única do DCE, na manhã desta quinta-feira, 3, na sede da Proaes. Também participaram do encontro, o pró-reitor de Graduação Cristiano Costa Argemon Vieira, o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Fabrício de Oliveira Frazílio e a coordenadora do curso de Medicina Veterinária Alda Isabel de Souza.

A nova diretoria do DCE é composta por 36 estudantes de sete dos dez câmpus da Universidade, sendo que a maioria já havia participado de alguma forma do movimento estudantil. Vemos de maneira positiva a iniciativa da Reitoria em abrir um canal de comunicação direto conosco. O DCE, enquanto entidade representativa de estudantes da UFMS, precisa dialogar com as instâncias administrativas da Instituição, uma vez que nossa atuação conjunta é necessária em diversos momentos. Esse canal de comunicação com a Reitoria deve e será usado de maneira construtiva, para dar vazão às demandas do movimento estudantil, comentou o presidente Gabriel Recalde.

 

Texto e fotos: Vanessa Amin