Até 11 de agosto, profissionais da Educação Básica da rede pública podem se inscrever para participação no curso a distância Ensino Bilíngue Para Surdos em Espaço Escolar. A ação de extensão é gratuita, com carga horária de 180h, divididas em três módulos de 60h.
A coordenadora do projeto, Karine Albuquerque de Negreiros explica que o curso tem previsão de início no dia 20 de agosto e será oferecido com aulas assíncronas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem e palestras ao vivo. “O ensino bilíngue para surdos passou ser uma modalidade de ensino desde 2021 com a sanção da Lei nº 14.191 , que altera o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sobre o tema. Nesse sentido, a formação dos profissionais da Educação Básica em ensino bilíngue para surdos se faz uma demanda urgente, visto que, esse já era um direito do estudante surdos há 18 anos por meio do decreto 5626/2005”.
Os interessados devem realizar o cadastro no formulário on-line, e aguardar a confirmação que será publicada no portal da Faculdade de Educação. Os cursistas que apresentarem 75% de frequência e participarem dos fóruns obrigatórios de cada módulo, recebem certificação digital.
“O bilinguismo (Libras/Português escrito) é a condição de uma parcela da população brasileira que, por ser minoritária, lutas todos as dias por inclusão comunicacional. Atender os alunos surdos garantindo a eles o direito ao ensino bilingue desde a Educação básica é uma via para proporcionar equidade de direitos e uma sociedade justa que acolhe a pluralidade seja ela qual for, inclusive a linguística”, explica a coordenadora.
Texto: Agatha Espírito Santo
