O Corredor Central da Cidade Universitária será transformado no Corredor da Saúde nesta quarta-feira, 5. Como parte da programação da campanha Eu Respeito, a ação celebra o Dia Mundial da Saúde e oferece orientações e atendimentos para a comunidade interna. Os Câmpus de Chapadão do Sul, do Pantanal e de Três Lagoas também têm atividades programadas.
Um dos principais espaços da Universidade e por onde circulam pessoas durante o dia todo, o Corredor Central será ocupado por estudantes e servidores da área da saúde. O objetivo é conscientizar e orientar a comunidade universitária sobre a importância dos cuidados com o corpo e com a mente, além de oferecer atendimentos gratuitos.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, afirma que a ação abordará diversos temas, tanto com foco na promoção da saúde, como na prevenção de doenças. “Eu gostaria de fazer um convite, para que toda a nossa comunidade participe ativamente dessa ação, uma vez que está relacionada com a saúde de todos nós: estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados. Vários temas serão abordados, desde a vacinação até a saúde mental”, convida.
O diretor de Assistência Estudantil, Edilson José Zafalon, detalha que o Corredor da Saúde foi realizado em 2022 e a expectativa é ampliar os atendimentos neste ano. “A expectativa é que tenhamos uma adesão maior do que no ano passado, pois verificamos que há uma procura crescente”.
O pró-reitor complementa e destaca que o objetivo é promover o Corredor da Saúde em todos os câmpus da UFMS. “Que a gente vá ampliando isso ano a ano, até que todos tenham esta ação”, propõe Albert.
Na Cidade Universitária, o Corredor da Saúde será realizado das 13h30 às 16h30. Um dos destaques é a vacinação contra a gripe. Serão disponibilizadas 200 doses, com foco em imunizar profissionais da educação, da saúde e estudantes da área da saúde.
A Liga Acadêmica de Psicologia apresentará atividades, além de promover o programa Pode Falar do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), um canal de ajuda em saúde mental para quem tem de 13 a 24 anos. Os estudantes ainda realização uma pesquisa sobre a saúde masculina.
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, por sua vez, trará grupos para tratar de diferentes temas, como a hortoterapia, saúde corporal e saúde mental no complexo da saúde pública. A Liga Acadêmica de Cardiologia em Enfermagem fará atendimentos de aferição da pressão arterial, medição da glicemia, colesterol, índice de massa corporal e risco cardiovascular. O Corredor da Saúde também terá a participação da Liga Acadêmica de Enfermagem em Emergências Traumáticas, que apresentará situações de emergência e primeiros socorros.
No Câmpus de Chapadão do Sul, o Corredor da Saúde será realizado no dia 12 de abril no Bloco 2, durante a manhã e a tarde. A ação tem a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que ofertará preservativos, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, vacinas para Covid-19 e de rotina, como os imunizantes contra febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite B e antitetânica.
No Câmpus do Pantanal, as atividades serão realizadas no dia 12 de abril no corredor da Biblioteca, na Unidade 1. A ação trará orientações sobre os serviços de saúde do município.
Por fim, o Câmpus de Três Lagoas promove as “Vivências de Atenção Plena” durante todo o mês de abril. As atividades têm foco em auxiliar os participantes com a concentração, o que contribui para o manejo do estresse e a melhora do bem-estar e da qualidade de vida. As vivências ocorrerão sempre às terças-feiras, das 8h às 8h30 e das 18h às 18h30, na Sala de Reuniões do Bloco 8, na Unidade 2.
Texto: Mylena Rocha
Fotos: Álvaro Herculano/Arquivo da Agência de Comunicação Social e Científica
