Estudantes de computação participam de capacitação em tecnologias do mercado financeiro

Estudantes de computação da Cidade Universitária e do Câmpus de Ponta Porã participaram da aula inaugural do programa Pantanal.dev na manhã deste sábado, 1º. O programa de capacitação imersivo em tecnologias do mercado financeiro teve quase 100 inscritos e selecionou 40 estudantes, com o objetivo principal de lapidar talentos.

A vice-reitora Camila Ítavo desejou sucesso aos participantes

A vice-reitora Camila Ítavo esteve presente na abertura das atividades e parabenizou os selecionados. “É um prazer ser testemunha deste momento, é algo que a gente sempre sonhou para a nossa Universidade! Continuamos com a conexão com a iniciativa privada porque sabemos o quanto isso é importante, aproveitem essa oportunidade”, orientou.

O diretor da Facom, Henrique Mongelli, celebrou a parceria e destacou o caráter inovador da iniciativa. “É muito importante porque traz a oportunidade dos estudantes terem uma formação de qualidade e, ainda, entrarem em contato com problemas muito próximos da vida real, com grandes empresas de São Paulo”, disse.

O professor da Faculdade de Computação e coordenador do programa na Universidade, Awdren de Lima Fontão, explica que a primeira aula tem como objetivo introduzir os estudantes ao primeiro módulo do programa, o Arara Azul, que tem foco em Machine Learning

“É uma iniciativa para lapidar talentos da região. Não se trata apenas de desenvolvimento técnico, mas também regional. A gente tem um conjunto de três módulos, que são independentes. Ao final de cada módulo, eles apresentam e as melhores equipes são premiadas”, detalhou.

A estudante de Ciência da Computação Fernanda Mascarenhas se sentiu realizada ao ser selecionada para o programa que integra teoria e prática. “Eu já queria fazer alguma coisa para aperfeiçoar o meu aprendizado. Aqui eles vão propor alguns desafios, onde eu posso aplicar o conhecimento na prática. É também uma oportunidade de conhecer como seria a experiência no mercado de trabalho”.

A capacitação tem a participação de convidados e profissionais das empresas parceiras

Graduando de Ciência da Computação, Pedro Zanelato também celebrou a oportunidade. “É uma oportunidade profissional, porque são quatro empresas envolvidas, e também para o networking, aqui podemos conhecer outras pessoas que também querem atuar nessa área. Acredito que vai agregar muito para mim”.

Com foco na complementação da capacitação, os também terão acesso a mentores das empresas B3, BLK, Neoway e PDtec abordando temas pertinentes à construção da carreira profissional. O programa também contempla lives periódicas sobre o mercado de Tecnologia da Informação.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Crislaine Oliveira