Evento foi realizado paralelamente ao 9º Fórum dos Coordenadores da Pós-graduação Stricto Sensu da UFMS
Nesta segunda-feira, 24, foi realizada entrega dos troféus do Prêmio Capes-UFMS: Conhecimento e Sociedade – valorização científica e acadêmica da Universidade na sua relação com a sociedade. A cerimônia aconteceu no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, da Cidade Universitária e, também, a abertura das atividades do 9º Fórum dos Coordenadores da Pós-graduação Stricto Sensu da UFMS.
A premiação contou com a presença da coordenadora-geral de Materiais Didáticos Janaina de Aquino Ferraz, que representou o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo. “É uma honra estar aqui. Agradeço imensamente o convite, pois é um evento de muita importância, pois celebramos, hoje, a educação pública, gratuita e de qualidade, que são a base da educação brasileira, e a excelência na pesquisa, que é um dos pilares para que tenhamos no Brasil, nosso progresso de fato e de direito”, ressaltou Janaina.
“Estou muito feliz. A missão precípua da Capes é a formação de pessoal de altíssimo nível. Já vimos acompanhando a UFMS e aqui está se fazendo um trabalho belíssimo de acreditar na pesquisa. Celebrar os resultados é essencial e precisamos aplaudir o trabalho que vocês fazem, com ou sem recursos, já que estão sempre buscando o melhor”, destacou a coordenadora-geral do Portal de Periódicos da Capes, Andrea Carvalho Vieira.
O evento contou com a participação do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo, dos pró-reitores, diretores de unidades, coordenadores dos programas de pós-graduação (PPGs), pesquisadores e técnicos. “Todos os dias superamos desafios, por isso parabenizo a todos nossos pesquisadores pelo crescimento das publicações em nossa Universidade. Temos muitas técnicas de referência, mas ainda precisamos trabalhar muito na transferência da tecnologia. Também parabenizo nossos gestores que foram destaque. Ficamos muito felizes pela premiação”, disse o reitor Marcelo Turine.
Também estiveram presentes a diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) Nilde Brun, além de diretores e representantes do Conselho da Fapec; o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira; a reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Elaine Cassiano e pró-reitores; o diretor-geral da Secretaria de Educação e do Esporte do Governo do Estado do Paraná Vinicius Mendonça Neiva, acompanhado da coordenadora de Acompanhamento de Contas Fercea Myriam Duarte e a assessora técnica Rosyara Pedrina Juliatto; o presidente da Rede Brasileira de Certificação, pesquisa e Inovação Marcelo Estrela Fiche; e a gerente para as Instituições Acadêmicas e de Governo da Elsevier da Holanda Ana Luisa Maia.
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte e professor da Escola de Música Marcelo Fernandes e o coordenador do PPG em Estudos de Linguagens Geraldo Vicente Martins fizeram uma apresentação cultural, com execução de obras no violão e poesia.
Fórum
“Este é um momento que paramos para dialogar sobre os desafios, problemas e soluções, apontar o planejamento com olhar de construção. O Fórum permite que estejamos muito próximos para conversar sobre os nossos programas de pós-graduação, quais as necessidades, agregando os coordenadores, compartilhar com eles e avançar no sentido de construir uma pós-graduação ainda melhor na UFMS”, comentou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Maria Ligia Macedo.
De acordo com o diretor de Pós-graduação Daniel Henrique Lopes participaram 49 coordenadores dos programas de pós-graduação (PPGs). Atualmente, os PPGs contemplam 21 doutorados acadêmicos e 47 mestrados, sendo 36 acadêmicos e 11 profissionais. Após a premiação, a coordenadora-geral do Portal de Periódicos da Capes, Andrea Carvalho participou do ciclo de diálogos abordando os temas: Fomento ao Sistema Nacional de Pós-graduação e Portal de periódicos e sua importância para a produção científica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. De acordo com Andrea 434 instituições de pesquisa de todo o país, acessam o Portal, representando um público de mais de 6 milhões de usuários.
No período da tarde, o reitor Marcelo Turine fez uma apresentação, na qual reforçou a importância da internacionalização e a criação de novos cursos de doutorado, além de citar algumas metas para 2023, entre elas o crescimento da produção científica, maior mobilidade para estudantes e professores em instituições parceiras, conquistar mais estudantes estrangeiros, lançamento de editais de pesquisa e empreendedorismo, fomentar mais a inovação e a transferência de tecnologia, ter mais centros multiusuários de pesquisa e inovação e planos estratégicos para o programa Sou Mulher UFMS. “São ideias que surgem para nós, então temos que construir um roadmap. O que está ao nosso alcance, temos que provocar. É assim que vamos definir uma política para 2023”, disse.
Prêmio Capes-UFMS
O prêmio Capes-UFMS foi criado com o propósito de reconhecer em instituições e atores estratégicos o estímulo e articulação de ações e projetos em rede que construam capacidade local, regional e nacional para ações voltadas para o desenvolvimento. O conjunto das premiações visa reconhecer o esforço institucional na promoção dos valores que fundamentam a construção do conhecimento no nível acadêmico e científico e por conseguinte, fortalecem ambientes e ecossistemas de pesquisa no âmbito local, regional e nacional.
Conheça os premiados:
Categoria: Construção de Projetos e Parcerias nas IFES
Reitor da UFMS Marcelo Turine e pesquisadora da Universidade de Brasília Magda de Lima Lucio, pelo Laboratório de Inteligência Pública da UnB
Categoria: Pesquisa Inova Agro
Pesquisador do Câmpus de Chapadão do Sul da UFMS Paulo Eduardo Teodoro, pelo projeto: Balanço de carbono nos biomas de Mato Grosso do Sul: fontes e sumidouros utilizando sensores remotos e modelagem futura.
Categoria: Gestão e Governança da Pesquisa Inovadora
Diretor da Agência de Internacionalização e Inovação da UFMS Saulo Gomes Moreira, pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFMSDulce Maria Tristão e o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fapec Marcos Vinícius da Cruz Coelho
Categoria: Projetos de Grande Impacto para a educação básica – democratização do conhecimento por meio da pesquisa aplicada
Diretor e da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) Hércules da Costa Sandim e a secretária de Inovação Pedagógica Digital da Agead Daiani Damm Tonetto Riedner
Categoria: Projeto Acadêmico Científico com Impacto Social e Econômico na Educação em Saúde
Pesquisador da Faculdade de Medicina da UFMS Júlio Henrique Rosa Croda, pelo projeto Intercambialidade de vacinas: vigilância virológica e imunológica da COVID-19 na população nacional
Categoria: Prata do Estado de Mato Grosso do Sul – gestores que contribuíram para o fortalecimento da universidade no estado e na região
Vice-reitora da UFMS Camila Ítavo, diretora da Fapec Nilde Brun e diretor da Fundect Márcio da Araujo Pereira
Categoria: Fortalecimento das relações acadêmicas entre Instituto Federal e Universidade
Reitora do IFMS Elaine Cassiano
Categoria: Destaque na Pesquisa Acadêmica Científica
Pesquisadoras da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição Ana Rita Coimbra Motta Castro e Priscila Aiko Hiane; pesquisadora do Instituto de Biociências Letícia Couto Garcia; pesquisadores da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia José Marcato Júnior e Antonio Conceição Paranhos Filho; e pesquisador da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Luís Carlos Vinhas Ítavo.
Texto e fotos: Vanessa Amin



















