Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior está com inscrições abertas

Está aberto o prazo de inscrições no Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). As propostas devem ser apresentadas via Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). Após o resultado final, os candidatos selecionados pela UFMS deverão se inscrever no sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os dias 6 e 25 de abril.

Conforme o edital, é necessário que as propostas estejam devidamente alinhadas a pelo menos um dos temas constantes no Plano Institucional de Internacionalização da UFMS, sendo: ecologia, biomas e sistemas sustentáveis; produção de alimentos; agronegócio; saúde humana e saúde animal; bioeconomia e biotecnologia; novos materiais; educação, linguagens, etnias, direitos humanos e tecnologias sociais, ou, ainda cidades inteligentes.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, as bolsas serão destinadas a estudantes regularmente matriculados nos cursos de doutorado da UFMS com nota igual ou superior a 4 na avaliação da Capes e não participantes do Edital Capes Print 41/2017. “O estudante tem que possuir qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados, ou desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil e comprovar o nível de proficiência na língua estrangeira”, acrescenta.

A pró-reitora destaca ainda que pelo cronograma da Capes, o início das atividades dos bolsistas no exterior está previsto para a partir de setembro deste ano e a duração da bolsa no local será de 6 a 10 meses. “ A gestão das cotas institucionais compete à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), que poderá alocar eventuais sobras de um programa a outro, conforme demanda e alinhamento às linhas de pesquisa e inovação do Plano Institucional de Internacionalização da UFMS”, diz Maria Lígia Macedo.

Para mais detalhes sobre o processo, confira o edital na íntegra.

Texto: Christiane Reis