Na manhã de hoje, 7, na live “UFMS Junior: Fortalecendo a cultura empreendedora na UFMS” foram apresentadas as ações que a Instituição tem desenvolvido para fortalecer a cultura do empreendedorismo e da inovação entre os acadêmicos. A conferência foi mediada por Flavia Paiva e Mariana Marcondes, ambas da Divisão de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual da Aginova.
O Programa UFMS Júnior foi criado em 2017 para apoiar e acompanhar as atividades das empresas juniores da
Universidade, com 14 empresas reconhecidas em cinco câmpus da UFMS (Cidade Universitária, CPNV, CPAR, CPAN e CPTL). De acordo com a última pesquisa feita em julho de 2020, são 243 empresários juniores ativos de 24 cursos participando das EJs na UFMS.
Durante o evento, Saulo Gomes Moreira, diretor da Aginova, expôs dados referentes ao programa UFMS Júnior e apresentou os próximos passos. Segundo o diretor, o programa faz parte das ações prioritárias da administração central da UFMS e tem potencial para crescer ainda mais.
“Para os próximos cinco anos, temos perspectiva de crescimento do número de empresas juniores em todos os câmpus da UFMS; ampliação da capacitação dos professores para oferta da disciplina de empreendedorismo e inovação; ampliação da oferta da disciplina de empreendedorismo para todos os cursos de graduação da UFMS; e ampliar ações voltadas para internacionalização, como realização de missões internacionais, expedições exploratórias, conexões com universidades e empresas estrangeiras. Isso fortalece a visão dos nossos acadêmicos envolvidos no movimento Empresa Júnior e amplia a capacidade de desenvolvimento de projetos inovadores”, expõe Saulo.
Para aqueles que têm interesse em criar uma empresa júnior e quiserem saber como participar, basta entrar em contato ou pelo telefone, (67) 3345-7793, pelo e-mail ufmsjr@ufms.br, site: https://ufmsjr.ufms.br/ ou pelo instagram: @programa.ufmsjr.
Movimento Empresa Júnior
O presidente da Federação das Empresas Juniores do estado de Mato Grosso do Sul, Gustavo Gorki Scandarolli também destacou a relevância do movimento de empreendedorismo jovem, e explicou detalhadamente, o que é uma empresa júnior. “A empresa júnior se propõe a realizar projetos de consultoria de forma acessível, no sentido de chegar a todos os lugares; e inovadora, no sentido de trazer à universidade a possibilidade de oferecer aquilo que nós aprendemos no dia a dia, gerando impacto para a sociedade e proporcionando vivência empresarial aos estudantes”, explica o presidente.
Segundo Gustavo, a razão de ser de uma EJ é formar por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. O presidente também ressalta que conseguir essa vivência é um processo, e seguir os valores básicos do Brasil Empreendedor é fundamental, como: “ser educador, empoderar as pessoas para que realizem as mudanças necessárias; ser competitivo, com empresas melhores, governos melhores e universidades melhores; ético, íntegro e comprometido com a verdade; e colaborativo, para que os atores integrados gerem revoluções em todo o país.”
Em relação ao impacto das empresas juniores em Mato Grosso do Sul, Gustavo apresentou números do trabalho em 2019. “A gente realizou, ano passado, 313 projetos; R$ 252 mil foram reinvestidos na educação empreendedora; 17 empresas juniores de alto crescimento, quando a empresa júnior consegue bater tanto a meta de faturamento, números de projetos e quantidade de empresários juniores que executam os projetos; e o compromisso com o resultado, batendo a meta por quatro anos seguidos”, ressaltou.
Por fim, os representantes de todas as empresas juniores da UFMS apresentaram as respectivas funções e serviços. Para mais detalhes, basta acessar o canal da TV UFMS no youtube para ter acesso a gravação do evento.
Além da Aginova, participaram do evento membros da Federação das Empresas Juniores do estado de Mato Grosso do Sul, a FEJEMS e das empresas juniores da UFMS: a Aditum, ADM CPAR, Agathon, Apetite, Brava, Cetali, Conecta, Effectus, EngeFour, Factiva, Múltipla, Pharma, Verus, e ZooPlus.
O Integra UFMS 2020 continua até sexta feira, 9. A programação completa pode ser acessada em integra.ufms.br. As transmissões estão sendo feitas ao vivo pelo canal da TV UFMS, pela Rádio UFMS e também na página da UFMS no Facebook.
Texto e imagens: Lucas Caxito (estagiário da Agecom)
