Pela primeira vez, a UFMS foi contemplada com o Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), em chamada do CNPq, que terá vigência de setembro deste ano a agosto de 2021, com a concessão de dez bolsas de Iniciação Científica Júnior.
Entre outros objetivos, o Programa quer “estimular os estudantes do Ensino Médio nas atividades, metodologias, práticas e conhecimentos próprios aos desenvolvimentos científico, tecnológico e de inovação, buscando despertar a vocação cientifico-tecnológica e incentivar novos talentos”.
“Essa é uma oportunidade única, primeira vez que a Universidade tem a chance de ofertar bolsas de iniciação científica para estudantes do Ensino Médio e esperamos que os professores que já desenvolvam pesquisas junto às escolas participem, enviem as suas propostas. É um início, são apenas dez bolsas, mas esperamos que esse Programa PIBIC no Ensino Médio – Iniciação Cientifica Júnior se fortaleça cada vez mais e quem sabe no próximo ciclo consigamos mais bolsas”, afirma a chefe da Coordenadoria de Pesquisa, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Gecele Matos Paggi.
Podem se candidatar com as respectivas propostas professores do quadro efetivo da UFMS e coordenador ou membro de projeto de pesquisa em andamento cadastrado na Propp, entre outros requisitos exigidos.
A submissão das propostas deverá ser efetuada até dois de setembro, exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico no SIGProj na modalidade de interesse.
Entre a documentação exigida estão a apresentação de Plano de Trabalho do Projeto, Curriculum vitae cadastrado e atualizado no modelo da Plataforma Lattes do CNPq e cartas de anuência da direção de pelo menos cinco escolas públicas (municipal, estadual ou federal) de Mato Grosso do Sul, de onde os estudantes serão selecionados.
A concessão será realizada por meio da seleção de uma única proposta científica, que será contemplada com as dez bolsas, com valor mensal de R$ 100,00, a serem pagas pelo CNPq.
“No início de setembro vamos analisar as propostas que forem submetidas, pontuar os itens analisados e até 4 de setembro já sai o resultado preliminar e o final até o dia 10. Pretendemos fazer a indicação de todos os estudantes até antes de 14 de setembro”, completa a professora Gecele.
Veja abaixo o edital.
Texto: Paula Pimenta
