O Comitê de Gestão Digital e Comunicação – CGDIC tem funções deliberativas sobre matérias relacionadas à área de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC da UFMS.
O Comitê Gestor de Desenvolvimento Institucional e de Carreiras (CGDIC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é uma instância estratégica, composta por especialistas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), dedicada a conciliar e promover avanços tecnológicos em toda a instituição. A atual composição do comitê foi formalizada pela PORTARIA Nº 493-RTR/UFMS, de 23 de Abril de 2025.
Atualmente, o CGDIC é um dos comitês integrados ao Comitê de Governança Institucional – CGI, estabelecido no Sistema Governança Institucional da UFMS, por meio da RESOLUÇÃO nº 400-COUN/UFMS, de 21 de Março de 2025, com a finalidade de promover a cultura institucional para a Governança, aliado aos princípios da ética pública, com respeito às regras de Transparência e Economicidade da Administração Pública, desenvolvendo atividades e dando suporte na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. O CGDIC contempla as competências do Comitê de Governança Digital de que trata o Decreto nº 12.198, de 24 setembro de 2024.
As competências específicas do CGDIC são:
- monitorar a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC da UFMS, bem como acompanhar a execução de suas ações;
- validar o Plano de Contratações de Tecnologia da Informação e Comunicação — PCTIC da UFMS;
- auxiliar na elaboração da Política de Segurança da Informação — PSI da UFMS, bem como mantê-la atualizada;
- elaborar o Plano de Dados Abertos da UFMS, bem como mantê-lo atualizado;
- assegurar a política para melhor comunicação institucional interna e externa;
- monitorar o Plano de comunicação em plataformas digitais e posicionamento institucional; e
- opinar em assuntos de atuação do Comitê.
O CGDIC é composto pelos seguintes membros: Pró-Reitor de Graduação; Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Esporte; Pró-Reitor de Assuntos Estudantis; Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura; Pró-Reitora de Gestão de Pessoas; Diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação; Diretora da Agência de Comunicação Social e Científica; Diretora da Agência de Educação Digital e a Distância; Ouvidor; Diretores das Diretorias da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação; Diretor de Planejamento, Processos e Riscos; um especialista na área de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação; encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais; e autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação.
- Calendário de Reuniões Ordinárias do Comitê em 2024:
- 32ª Reunião – 16 de dezembro (segunda-feira) – Ata
- Calendário de Reuniões Ordinárias do Comitê em 2025:
- Calendário de Reuniões Extraordinária do Comitê em 2025:
- Reunião Extraordinária – 13 de agosto (quarta-feira) – Ata
PLANO DE GESTÃO CGDIC 2025
O CGDIC elaborou para o ano de 2025 um Plano de Gestão voltado para as normas e políticas de sua área de atuação, por meio de mecanismos de monitoramento das ações de Tecnologia da Informação e Comunicação, com revisão anual, tornando-as eficazes e de fácil aplicação.
| Para consultar o Plano de Gestão CGDIC 2025 na íntegra, acesse: | Download |
POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO – PSI
A Política de Segurança da Informação da UFMS foi aprovada pela Resolução Coun nº 333, de 21 de março de 2024 e tem por objetivo principal formalizar o direcionamento estratégico acerca da Segurança da Informação.
Todos os servidores, estudantes, terceiros autorizados, ou qualquer membro que possua vínculo direto ou indireto com a UFMS, são responsáveis pela segurança das informações da UFMS e devem atuar em conformidade com os princípios e diretrizes estabelecidos na PSI/FMS.
A PSI/UFMS alinha-se às estratégias da Universidade, de forma a garantir a autenticidade, a confidencialidade, a disponibilidade e a integridade das informações produzidas ou custodiadas pela Instituição e está fundamentada nos seguintes conceitos: Democracia; Cultura; Confidencialidade; Integridade; Disponibilidade; Autenticidade e Não Repúdio (é a garantia de segurança que impede uma entidade participante numa dada operação de negar essa participação).
| Para consultar a Política de Segurança da Informação – PSI na íntegra, acesse: | Download |
PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – PDTIC
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC é o instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, definindo estratégias e planos de ação para implementação.
Na UFMS, o PDTIC também apresenta as estratégias definidas pela administração superior que nortearão os investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, visando ao cumprimento das metas institucionais previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Com isso, este PDTIC também contempla os aspectos do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação – PETI.
Dentro deste contexto, o PDTIC exerce um papel importante indicando como realizar a transição de sua situação atual (diagnóstico) para uma situação futura (planejamento), a partir do conjunto de ações e medidas estabelecidas (gestão) visando: o alinhamento de suas atividades com a missão, visão e objetivos estratégicos da UFMS; aperfeiçoar a comunicação interna e externa; monitorar o desempenho de suas atividades em função de seus objetivos estratégicos; estabelecer processos bem definidos e alinhados com as melhores práticas nacionais e internacionais de Governança de TIC; e avaliar os resultados e as entregas para comunidade universitária e demais usuários dos serviços de TIC oferecidos pela UFMS.
| Para consultar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC 2017-2020, acesse: | Download | |
| Para consultar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC 2021-2024, acesse: | Download | |
| Para consultar o Realinhamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC 2021-2024, acesse: | Download |
| Para consultar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC 2025- 2028, acesse: | Download |
PLANO ANUAL DE CONTRATAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – PACTIC
Em atendimento à Instrução Normativa nº 1, de 4 de abril de 2019 do Ministério da Economia/Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/Secretaria de Governo Digital, o PACTIC é elaborado pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação – Agetic da UFMS, e apreciado pelo CGDIC.
O PACTIC faz parte do Plano Anual de Compras da UFMS, alinhado à Política de Governança Digital, instituída pelo Decreto nº 8.638, de 15 de janeiro de 2016.
| Para consultar a Instrução Normativa nº 1, de 4 de Abril de 2019, acesse: | Download |
PLANO DE DADOS ABERTOS – PDA
O Plano de Dados Abertos – PDA 2024-2025 é o documento referente à atualização da abertura e publicação de dados abertos da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, obedecendo padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações. A primeira versão do PDA foi elaborada no início de 2017 pelo Comitê de Governança Digital da UFMS. Em dezembro de 2018, houve a elaboração do PDA 2019-2020, aprovado pela Resolução Coun nº 134, de 18 de dezembro de 2018; em março de 2020, foi feito o Realinhamento do PDA 2019-2020, aprovado pela Resolução Coun nº 25, de 9 de abril de 2020; em novembro de 2020, foi elaborado o Plano de Dados Abertos 2021-2022, aprovado pela Resolução Coun nº 70, de 24 de novembro de 2020; em fevereiro de 2022, foi elaborado o Plano de Dados Abertos 2022-2023, aprovado pela Resolução Coun nº 161 , de 9 de fevereiro de 2022; e em 16 de setembro de 2022, o PDA 2022-2023 foi alterado pela Resolução Coun nº 221, de 16 de setembro de 2022. Em outubro de 2023, foi elaborado o Plano de dados Abertos 2024-2025, aprovado pela Resolução Coun nº 328, de 5 de fevereiro de 2024, considerando os princípios de publicidade e da transparência da administração pública, o repositório de dados abertos da UFMS está disponível no endereço http://www.dadosabertos.ufms.br.
Todo cidadão poderá usar o canal da Ouvidoria da UFMS para relatar problemas técnicos e inconsistências e sugerir o aperfeiçoamento do PDA. As atualizações nos dados serão divulgadas ao público externo e interno pela Agência de Comunicação Social e Científica – Agecom da UFMS.
Com isso, a UFMS promove a transparência e, ao mesmo tempo, estimula o engajamento da sociedade, ao disponibilizar dados abertos atualizados e de qualidade com impacto na melhoria da gestão pública.
| Para consultar o Plano de Dados Abertos 2019-2020, acesse: | Download | |
| Para consultar o Realinhamento do Plano de Dados Abertos 2019-2020, acesse: | Download | |
| Para consultar o Plano de Dados Abertos 2021-2022, acesse: | Download | |
| Para consultar o Plano de Dados Abertos 2022-2023, acesse: | Download |
| Para consultar a Alteração do Plano de Dados Abertos 2022-2023, acesse: | Download |
| Para consultar o Plano de Dados Abertos 2024-2025, acesse: | Download |
OUTRAS NORMAS DEFINIDAS PELO CGDIC
| Manual de Mídias Sociais da UFMS. | Download | |
| Uso do Sistema Eletrônico de Informações – SEI na UFMS. | Download | |
| Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC da UFMS. | Download | |
| Gestão de serviços de impressão, cópia e digitalização na UFMS. | Download | |
| Gestão dos ativos de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC na UFMS. | Download | |
| Catálogo de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFMS. | Download | |
| Backup e Recuperação de Dados Digitais da UFMS. | Download | |
| Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais da UFMS. | Download |
| Diretrizes para a Guarda e a Manutenção do Acervo Acadêmico da UFMS. | Download |
| Programa de Conformidade e de Governança à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais da UFMS. | Download |
