Os câmpus de Nova Andradina (CPNA), Chapadão do Sul (CPCS), Paranaíba (CPAR) e Três Lagoas (CPTL) irão receber o Términus. espetáculo de dança coreografado por Juliano Pedrosa, diretor da Luminis Cia de Dança, inspirado em situações vividas pelos bailarinos, transformadas e traduzidas para histórias sobre personagens fictícios. A companhia também irá ministrar workshops sobre dança de salão. Ambas as atividades são gratuitas.
A ação é promovida pelo Programa Mais Cultura e tem o objetivo de promover a democratização do acesso à cultura, em especial aos elementos estéticos e expressivos que compõem a dança. Todos os demais câmpus já receberam o evento.
Sinopse – O espetáculo conta histórias concretas, mas que podem ser interpretadas e levadas à experiência de cada um que o vê. Seguindo um grupo de pessoas em seus encontros e desencontros, o espetáculo flui pelas coreografias com uma proposta rítmica e cênica, concreta mas ainda abstrata, retratando as dores, prazeres, encontros e desencontros, descobertas e términos de um grupo de pessoas interconectadas pelos caminhos e curvas da vida. Elas amarão, odiarão, se afastarão e se reencontrarão em um retrato das passagens e revoluções muito pessoais que acometem a todos.
Términus é, acima de tudo, um espetáculo sobre pessoas. Sobre algumas pessoas, em uma reflexão de todas as pessoas. Sobre o pessoal, em reflexão do global. Sobre coisas íntimas e poderosas, mas com as quais qualquer um pode se identificar mesmo em parte. É sobre dor e perda, e o que pode ou não vir de bom disso. É sobre a jornada humana.
Workshop – Além do espetáculo, haverá o workshop sobre dança de salão, para capacitar servidores e acadêmicos que têm interesse em fomentar a dança nos câmpus, via propostas a editais, bem como promover uma maior socialização e motivar o envolvimento universitário com práticas culturais. O workshop também é aberto à participação da comunidade externa, especialmente aos profissionais de dança locais que tenham interesse em participar dessa capacitação.
Confira abaixo a data em cada local:
Texto: Leticia Bueno




