Será realizado na próxima terça-feira (29) o 2º Seminário Estadual da Guavira na Cidade Universitária em Campo Grande. O tema deste ano é a “Perspectiva para o desenvolvimento da cadeia produtiva”, que será desdobrado em outras duas frentes temáticas, divididas por períodos.
A primeira frente será no período matutino e abordará a integração da pesquisa, desenvolvimento e inovação com a guavira em Mato Grosso do Sul. O segundo assunto, experiência de negócios sustentáveis com guavira e outras plantas nativas, será tratado no período vespertino.
Fazem parte da programação palestras e mesas redondas que discutirão o fruto e assuntos ligados a ele. O credenciamento começará às 7h30 no auditório 1 do Complexo Multiuso. A abertura será no mesmo auditório às 8h. Às 9h acontecerá uma palestra sobre a produção de mudas de guavira e resultados de produtividade.
A professora e representante da UFMS na comissão organizadora, Raquel Pires Campos afirma que: “o objetivo principal deste evento é contribuir com o incremento nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo para o estado de Mato Grosso do Sul, estimulando estudos técnico-científicos, produção e consumo sustentáveis da guavira e também aproveitando a experiência com outros frutos nativos”.
Raquel afirma que o fruto pode gerar oportunidades de integração e comercialização. “Junto à programação científica haverá a realização da feira de produtos artesanais e da sociobiodiversidade para promover a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade, permitindo a participação de vários cursos da UFMS com instituições e empresas que podem contribuir de forma empreendedora para produção acadêmica voltada à sociedade”.
Confira abaixo a programação do seminário. As inscrições para o evento podem ser feitas aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3326-4063 ou pelo e-mail guavirams@gmail.com.
Texto: José Câmara (estagiário de Jornalismo)

