O Seminário de Pesquisa do Grupo PET – Conexões de Saberes Matemática integrou pesquisas e acadêmicos dos cursos de Matemática, História, Geografia, Engenharia de Produção e Direito do Campus de Três Lagoas (CPTL) para apresentação de 14 seminários de pesquisa.
O objetivo central do seminário foi destacar a pesquisa e sua importância no meio acadêmico e na construção profissional dos estudantes, e divulgar os trabalhos apresentados. O evento foi caracterizado pela sua interdisciplinaridade, devido a ação conjunta entre os cursos, fornecendo aos participantes conhecimentos de áreas diversas e instigando a reflexão sobre as diferenças e semelhanças entre elas.
“Participar do seminário de pesquisa para mim foi um momento enriquecedor, tanto intelectualmente quanto como um aluno ainda em formação, pois realizamos trocas de experiências riquíssimas acerca dos diferentes assuntos abordados nos demais trabalhos. Todas as críticas, elogios e perguntas realizadas ajudaram para o meu processo de formação enquanto futuro professor de Geografia”, relatou o acadêmico Victor Domingues, responsável pela pesquisa “Os efeitos do processo de segregação socioespacial em Três Lagoas – MS”, orientado pela professora Patrícia Helena Milani.
“A apresentação do seminário de pesquisa me mostrou que quando associamos a Análise Combinatória e a Probabilidade com situações do cotidiano e jogos, facilita o entendimento e também o interesse por parte dos alunos em familiarizar-se com a matéria. Essa experiência influenciou no meu modo de pensar a respeito de como ensinar a matemática”, comentou a acadêmica Julia Rafaela Otero, que desenvolve a pesquisa “Análise Combinatória e Probabilidade na Mesa-sena” sob orientação da professora Eugenia Brunilda Opazo Uribe.
Segundo a estudante Ellisama Victhória Teixeira, do curso de Matemática, o evento teve impactos positivos por conta da interdisciplinaridade. “Foi uma experiência única e com muito aprendizado. Me despertou outros olhares na área da matemática e tive outra percepção em diferentes assuntos, entre eles na área de geografia e história”.
Texto: Evelyn Souza (estagiária do CPTL)
