Engenharia de Produção realiza evento para aproximar empresas e acadêmicos

Foi realizado hoje, na Cidade Universitária, o evento “Engenharia na prática: descobrindo o mercado”, organizado pela comissão de estágio do curso de Engenharia de Produção e pela empresa júnior (EJ) Múltipla Jr.

O objetivo é integrar e fortalecer a parceria entre a Universidade e empresas do ramo. “Essa parceria entre a Universidade e as empresas é uma parceria que traz benefícios para ambas as partes e os benefícios principais são o aumento da produção científica, da criação de produtos inovadores, resolução de conflitos, gerenciamento de riscos e principalmente a melhoria da formação dos nossos acadêmicos”, afirma o diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), Robert Schiaveto.

A ideia da realização do evento partiu da Múltipla Jr., como conta a presidente da EJ, Letícia dos Santos Alves. “O evento começou com uma iniciativa dos alunos e da empresa júnior, que sentiu uma necessidade de aproximação do mercado com a Universidade, então a gente convidou algumas empresas que já ofertavam estágio para o curso e para algumas engenharias também, com o intuito de divulgar mesmo qual é a experiência, como que foi trabalhar com essas pessoas e a gente sabe que muitas empresas que ofertam estágio para outras engenharias não conhecem a Engenharia de Produção”.

O professor Francisco Bayardo é presidente da comissão de estágio do curso de Engenharia de Produção e conta que no estado esta área ainda é pouco conhecida pelo mercado de trabalho, portanto a realização de um evento que a promova é muito importante. “Em Mato Grosso do Sul nem todas as empresas sabem o que um engenheiro de produção faz, então é importante a gente divulgar a atuação da Engenharia de Produção, o que fazem, as atribuições e também as possibilidades das empresas absorverem essa mão de obra no estado, senão fica aquela ideia de que só tem campo nos grandes centros e não é verdade, aqui nós temos muito a explorar”, explica.

O egresso Vinicius Bolton foi convidado para compartilhar sua experiência com os acadêmicos do curso. “Para mim é muito gratificante estar aqui, eu fui da primeira turma da Engenharia de Produção, acompanhei o crescimento do curso aqui dentro da UFMS e o que eu vejo hoje é o resultado de muito esforço, tanto dos professores quanto dos acadêmicos. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de mostrar quais foram as minhas dificuldades quando entrei no mercado de trabalho, para que os acadêmicos possam entender um pouco mais quais serão as dificuldades que eles vão enfrentar quando for a vez deles, e eu acredito que todos estão bem preparados para enfrentar esse desafio, pela qualidade do curso que tem demonstrado”.

Segundo Vinicius, esta área da engenharia ainda tem muito o que crescer no mercado de trabalho, por conta de sua especificidade. “O mercado está necessitando muito da Engenharia de Produção hoje em dia, que é uma engenharia voltada para a resolução de problemas. A gente sempre vai ter vários problemas e sempre buscaremos melhorar os processos, então é a engenharia do século 21”, declara.

O reitor Marcelo Turine participou da abertura do evento, parabenizou a organização e reforçou a importância do desenvolvimento do empreendedorismo para a gestão atual. “Nós queremos em cinco anos ser a primeira universidade do país em empreendedorismo e inovação, então temos que fazer um investimento e essa articulação com as empresas juniores é fundamental para a gente conseguir que nossos alunos da graduação, do mestrado e do doutorado se envolvam em projetos em parceria junto às empresas, então quero parabenizar a Múltipla Jr., a coordenação de curso da Engenharia de Produção e a Faeng nessa oportunidade de trazer esses grandes parceiros”.

A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e as empresas Macal, AmBev, ADM, Copasul, Raízen, Rotele e JBS estiveram presentes para dar palestras e apresentar dados de mercado. Além deles, também foram convidados empresários de diversas outras instituições para conhecer mais sobre a atuação de um engenheiro de produção.

Texto: Leticia Bueno

Foto: JC Costa