De hoje (24) até sexta-feira (26) estudantes, professores, pesquisadores e profissionais se reúnem na Cidade Universitária para o 15º Encontro sobre Zootecnia de Mato Grosso do Sul. O evento é realizado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e tem em sua programação palestras, minicursos e oficinas.
Pela manhã foram debatidos: o manejo nutricional para equinos; as tendências do mercado da carne ovina e a zootecnia de precisão. Dentre os temas que ainda serão abordados estão o cenário da produção de leite a pasto no estado; o mito do uso de hormônios na produção de frango de corte; a carcaça bovina e seus impactos na qualidade da carne; a extensão rural no Brasil e a inserção do jovem zootecnista; a suinocultura brasileira; as dificuldades e particularidades na implantação de uma piscicultura.
As oficinas versam sobre comunicação pessoal assertiva, cães de pastoreio, curso de gestão agropecuária e a criação de bubalinos. Já os minicursos de período integral a serem realizados no dia 26 têm como tema: o churrasco; o manejo do solo e do pastejo; os conceitos e manejos de um confinamento de gado de corte e a homeopatia para animais de produção.
Na abertura os convidados reafirmaram a importância da realização do evento para a formação integral dos acadêmicos e da atualização profissional trazida pelas palestras, oficinas e minicursos.
A programação e mais informações sobre o 15º EZOO MS podem ser obtidas neste link.
Texto: Ariane Comineti
