A revista Guavira Letras, do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras/CPTL), acaba de publicar novo número sobre as “Representações da religião no cinema ou na literatura”.
A edição n. 26 (2018) traz abordagens sobre “O sagrado”, “Sincretismo religioso”, “Religião e nação”, “Religiosidades indígenas”, “Fé e preconceito”, entre outras.
De acordo com a publicação, “a religião é um dos elementos primordiais da maioria das sociedades. Como tal, representações de religiosidade sempre marcaram os textos literários. Há vários estudos sobre a representação da religião na obra de escritores brasileiros, tais como Jorge Amado, Machado de Assis, Luiz Vilela e Adélia Prado, assim como no trabalho de escritores de outras nacionalidades, como Emily Dickinson, Franz Kafka, Aldous Huxley, Dostoiévski, Thomas Mann e Ítalo Calvino. Da mesma forma, é comum analisar-se aspectos literários de textos sagrados como a Bíblia. A proposta deste Dossiê e reunir artigos que explorem representações do religioso na literatura e no cinema, assim como estudos de cunho literário de textos religiosos”.
O volume está disponível em
< http://websensors.net.br/seer/index.php/guavira/issue/view/33/showToc >
Paula Silveira (com informações do PPGLetras/CPTL)
