O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou Edital com as diretrizes, procedimentos e prazos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018. Neste ano, acadêmicos de 10 cursos da UFMS devem participar. Coordenadores e alunos devem ficar atentos aos prazos de inscrição, cadastro e realização da prova.
Da UFMS serão avaliados acadêmicos dos bacharelados em: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Direito; Psicologia e Turismo. Dos cursos relativos ao grau de tecnólogo serão avaliados alunos das áreas de Gestão Financeira e Processos Gerenciais.
Os coordenadores de curso terão de dois de julho a 12 de agosto para inscrever os estudantes ingressantes regulares e os estudantes concluintes regulares. De 14 de agosto a 21 de novembro os próprios estudantes concluintes regulares devem se cadastrar. A realização da prova está prevista para o dia 25 de novembro no período vespertino.
De acordo com o site do Inep, os ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela Universidade dentro do prazo divulgado, ficarão dispensados da participação no Enade 2018. Já os estudantes concluintes habilitados devem obrigatoriamente participar do Exame.
A situação de regularidade no Enade será divulgada pelo Inep, no Sistema Enade, em relatório específico, a partir de 2 de janeiro de 2019. Os estudantes que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade não poderão colar grau.
O Enade tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
Confira o edital completo na página do Enade.
Texto: Ariane Comineti – com informações do Inep
