Comissão de Patrimônio e Áreas Verdes desenvolve ações para Cidade Universitária

A Comissão Permanente de Patrimônio e Áreas Verdes da UFMS se reuniu hoje (14) pela manhã, na sala da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi), para discutir a arborização e a devida manutenção das árvores da Cidade Universitária em Campo Grande. A ação tem como objetivo orientar a execução de podas, alterações e supressões no conjunto plantado no câmpus.

De acordo com a presidente da comissão, professora Eliane Guaraldo, a ação foi denominada emergencial de Verão, pois, no momento, objetiva prevenir possíveis quedas de galhos e árvores decorrentes das chuvas típicas da estação. “No presente esta é uma das principais demandas da Comissão que, além de deliberar sobre a floresta urbana do câmpus ao longo de todo o ano, tem como fim deliberar também sobre projetos, reformas e alterações que afetem o conjunto urbanizado e edificado histórico da UFMS”, explica.

Além da professora Eliane, fazem parte da comissão os servidores: Geraldo Alves Damasceno Junior, Edna Scremin Dias, Nilton Conde Torres, Marlon Perdomo de Souza e Claudio Cesar da Silva. “Contamos com biólogos, arquitetos e administradores, e pretendemos assim que a comissão promova um olhar interdisciplinar para a questão da arborização e do conjunto histórico. Inicialmente estamos implementando ações em Campo Grande por ser o maior câmpus e com maior visitação, mas, posteriormente, desenvolveremos ações também para os demais câmpus”, conta.

Na reunião de hoje (14) além dos membros da comissão estiveram presentes a agente fiscal de meio ambiente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR), Gisseli Ramalho Giraldelli dos Santos, e representantes da empresa terceirizada que realiza os serviços de manutenção na Universidade. Após a reunião os participantes foram convidados a uma atividade prática de poda próxima ao prédio da SEDFOR, para a supressão de dúvidas e devidas orientações.