Administração Central da UFMS visita CPAN e discute parcerias institucionais em Corumbá

Uma equipe da Administração Central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) encabeçada pelo Reitor Marcelo Turine e pelo Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura, Cláudio César da Silva, realizou uma visita técnica na sexta-feira (30/6) ao Câmpus do Pantanal (CPAN), em Corumbá, para verificar possibilidades de melhorias na unidade e debater parcerias institucionais na região.

Acompanhada do recém-empossado diretor do CPAN, Aguinaldo Silva, a equipe da Administração Central da UFMS foi recebida na sede da Prefeitura de Corumbá pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Na pauta, foram debatidas parcerias institucionais na área da assistência estudantil, como projetos para transporte dos universitários e moradia estudantil, conservação do câmpus e manutenção da Base de Estudos do Pantanal, que pertence ao território de Corumbá.

“A UFMS tem uma importância muito grande para a região de Corumbá. Para efeitos de visualização, somente a injeção de recursos na economia local com salários dos servidores ultrapassa a casa dos R$ 3 milhões mensais. Nesse contexto, as parcerias institucionais fazem-se mais do que nunca relevantes”, afirmou Marcelo Turine.

Marinha

Na sede do Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, o reitor da UFMS foi recebido pelo Contra-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho para discutir futuras parcerias institucionais na área de pesquisa, especialmente nos campos de estudo da engenharia e da cartografia, e ações sociais nas áreas de cultura e esporte com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“Entendo essa possibilidade de parceria como um jogo de ganha-ganha. A Marinha possui um trabalho bastante avançado na bacia do Rio Paraguai que pode servir de campo de estudo e intercâmbio também para os pesquisadores e estudantes da UFMS”, ressaltou o Contra-Almirante Barros Coutinho. “Nossa intenção é abrir as portas da Universidade para a sociedade sul-mato-grossense, daí nosso esforço para fazer essas visitas institucionais e ampliar o diálogo para as parcerias nas mais diferentes áreas”, complementou o Reitor da UFMS.

Visita técnica e reivindicações no CPAN

Entre as agendas de visitas institucionais, a equipe da Administração Central da UFMS também recebeu um grupo de cerca de 80 estudantes do CPAN para ouvir reivindicações sobre melhorias na infraestrutura dos cursos, na qualidade do ensino no câmpus e assistência estudantil.

O CPAN é um das maiores unidades da UFMS. O câmpus oferece 14 cursos de graduação e dois mestrados acadêmicos. Cerca 200 servidores, entre docentes e técnicos atuam para atender por volta de 1,5 mil estudantes.

“O encontro foi muito positivo, pois o principal foco da gestão está voltado sempre aos nossos jovens, nossos alunos. Com o diálogo em um espaço democrático, respeitando a todos, a Administração Central e os estudantes podem construir uma pauta e trabalhar juntos por ela. O projeto que todos nós queremos é um só, uma UFMS melhor”, destacou Turine.

Ainda na noite de sexta-feira (30/6), o Reitor participou da cerimônia solene de colação de grau dos cursos de Pedagogia, Letras – Português/Espanhol e Letras – Português/Inglês.