A integração entre instituições de ensino superior, a modernização da formação acadêmica e o fortalecimento de ações conjuntas em ensino, pesquisa e inovação pautaram a reunião realizada ontem, 14, na Sala de Reuniões da Reitoria da UFMS. A condução dos trabalhos foi feita pela reitora Camila Ítavo, presidente do Crie-MS, que ressaltou a importância da articulação entre as instituições para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas e para o alinhamento da formação acadêmica às demandas sociais e do setor produtivo. Estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMS, Edvanio Chagas; o reitor da UCDB, padre Hermenegildo da Silva; a vice-reitora da UFGD, Cláudia de Lima; o reitor da UEMS, Laércio de Carvalho; e o reitor da Uniderp, Cristiano Cupertino.
Como convidado, o superintendente regional do Sesi e vice-presidente do Comitê Empresa-Escola, Régis Borges, apresentou a proposta de parceria entre as instituições de ensino superior e o setor produtivo para o desenvolvimento de competências alinhadas ao mundo do trabalho. Ele também apresentou a utilização de microcertificações como estratégia de qualificação profissional.
O Programa de Microcertificação da UFMS prevê a emissão de certificados vinculados a cursos com avaliação de excelência pelo MEC. Os reitores indicaram a necessidade de reconhecimento institucional das microcertificações no âmbito do Crie-MS, respeitando as normativas de cada instituição.
As instituições irão atuar em rede em relação a Rota Bioceânica e encaminharam propostas à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) e à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), além da articulação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Texto: Karolyne Peralta
Fotos: Agecom/UFMS


