UFMS em Ação investirá R$ 200 milhões em 140 editais

A primeira Reunião Ampliada de Gestão de 2026 foi marcada pela apresentação dos resultados institucionais, pelo lançamento de editais e pelo anúncio de investimentos estratégicos para o próximo ciclo acadêmico, por meio do programa UFMS em Ação.

Durante a abertura, a reitora Camila Ítavo destacou os avanços alcançados com o Plano de Trabalho UFMS Sempre Melhor. Em quase 500 dias de execução, nove projetos já foram concluídos e 85 metas estão em andamento, contemplando a criação de novos espaços de ciência, cultura e esporte, a implantação de edifícios multiuso e o fortalecimento de ações voltadas ao ensino, à pesquisa, à inovação e ao empreendedorismo.

“A Universidade só cresce quando estamos conectados e temos um mesmo objetivo. Quando falamos de uma universidade humana, inovadora e sustentável, não se trata apenas de discurso, mas de vivência e resultados concretos. Para construir essa nova Universidade, precisamos atuar de forma integrada, entendendo que os processos não terminam em uma única unidade. Nosso foco está na qualidade dos cursos, na transformação digital, no diálogo e na responsabilidade coletiva”, afirmou a reitora.

“Também estamos elaborando um pacote de incentivo vinculado ao planejamento estratégico dos cursos de graduação e pós-graduação, criando um modelo para programas de pós-doutorado, pesquisadores e professores visitantes e para promover o fortalecimento na equipe de professores, em especial em relação a novas vagas e formação”, falou Camila. A reitora informou que, a partir do lançamento, os editais começam a ser divulgados nas próximas semanas.

Um dos principais anúncios foi o lançamento do UFMS em Ação, conjunto de aproximadamente 140 editais que somam cerca de R$ 200 milhões em investimentos destinados ao desenvolvimento institucional, à assistência estudantil, à pesquisa, à extensão, à sustentabilidade e à inovação. As ações contam com apoio de parceiros como Capes Global, Fundect e recursos provenientes de emendas parlamentares.

Os coordenadores e gestores também participaram da assinatura do contrato de gestão. “Os contratos foram revitalizados, pois muitas coisas não se resumem aos recursos. Todas as unidades estão comprometidas a simplificar o dia a dia do estudante, do técnico e do professor, por meio da tecnologia e inteligência artificial, além das entregar e revisar de processos e riscos”, ressaltou a reitora.

Segundo a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão, o contrato de gestão integra o Plano de Gestão Anual e estabelece programas, projetos, ações e indicadores que orientam o desempenho das unidades acadêmicas e administrativas. Entre os compromissos comuns estão a capacitação contínua de servidores, o fortalecimento da governança institucional, a sustentabilidade, a inovação e o tratamento de riscos prioritários.

“Esse ano, entendemos que era mais do que as ações da unidade apenas. Uma das ações que constam em todos os contratos das pró-reitorias, diretorias e das agências vinculadas à Reitoria é a participação de servidores em processos de capacitação e qualificação. Outro é o indicador de governança, sustentabilidade e inovação. Ainda, há o tratamento de riscos altos e extremos”, explicou a pró-reitora.

Na prática, a atualização do contrato de gestão prevê a simplificação de processos administrativos e a ampliação do uso de tecnologias digitais e de inteligência artificial, com o objetivo de aprimorar a experiência de estudantes, técnicos e docentes.

Entre as novidades está a criação de um edital de incentivo à pós-graduação que prevê reconhecimento financeiro aos orientadores a cada dissertação ou tese defendida. Os recursos serão disponibilizados por meio de cartão institucional para aquisição de insumos, participação em eventos científicos e apoio à divulgação da produção acadêmica.

A gestão anunciou ainda a elaboração de um pacote de incentivos vinculado ao planejamento estratégico dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo ações voltadas à implementação de programas de pós-doutorado, atração de pesquisadores visitantes e fortalecimento do quadro docente. A divulgação dos editais está prevista para as próximas semanas.

Para marcar os avanços institucionais, gestores da UFMS participaram da assinatura do contrato de gestão das unidades acadêmicas e administrativas. O documento foi atualizado para ampliar o alinhamento entre planejamento, governança e resultados institucionais, consolidando as diretrizes estratégicas da Universidade para 2026.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: João Costa