Neste ano, a UFMS de Campo Grande irá sediar o Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb) 2026, entre os dias 21 e 24 de julho, de forma gratuita e aberta ao público. O evento inclui a realização do 4º Simpósio Nacional de Extensão (Sinex), com submissões de artigos científicos e relatos de experiência abertas até 22 de março neste link.
O Enactus é um movimento mundial que tem como foco as ações de empreendedorismo social desenvolvidas por estudantes. No Brasil, o Eneb é considerado um dos maiores eventos científicos gratuitos nessa área. Com o intuito de unir pesquisa, ensino e extensão universitária, foi criado o Sinex para reconhecer os trabalhos que transformam o conhecimento em realidade a partir das soluções inovadoras da rede.
Segundo o coordenador do Programa Times Enactus UFMS, Geraldino Araújo, o principal objetivo do evento é estimular o intercâmbio de conhecimentos e práticas que ampliem o impacto das universidades na sociedade. “O Simpósio busca validar e dar visibilidade a iniciativas que utilizam empreendedorismo, inovação e modelos de negócios de impacto para resolver problemas reais de comunidades vulneráveis, promovendo o desenvolvimento sustentável”, destaca.
O professor ressalta que o Simpósio Nacional de Extensão fortalece o papel social das instituições de ensino superior. “O evento aproxima a produção acadêmica das demandas reais da sociedade, permitindo que pesquisas e projetos de extensão sejam avaliados a partir do impacto que geram nas comunidades. O evento exemplifica a integração da tríade universitária, os estudantes aplicam o conhecimento em campo, a realidade gera novos dados para a pesquisa científica e a extensão devolve esse conhecimento à sociedade, além de apontar para uma extensão universitária cada vez mais integrada ao currículo e orientada à criação de soluções sustentáveis”, enfatiza.
Os trabalhos submetidos devem abordar uma das seguintes temáticas: Educação, Pesquisa e Extensão em Empreendedorismo de Impacto; Modelos de Negócios Sustentáveis e Economia Circular; Negócios de Impacto Socioambiental, Inovação Social, Tecnologias Sociais e Avaliação de Impacto; Políticas Públicas, Governança e Desenvolvimento Territorial Sustentável; e Transição Ecológica e Justiça Climática. As normas para elaboração e submissão de trabalhos, bem como o modelo a ser utilizado estão disponíveis no Manual do 4º Sinex.
Ao todo, serão selecionados 40 artigos e relatos de experiência para apresentação no dia 21 de julho, sendo 20 na modalidade oral e 20 em formato de banner.
Estudantes, professores, técnicos-administrativos e a comunidade também podem acompanhar a programação, com inscrições gratuitas até 15 de maio. Mais informações podem ser obtidas aqui.
Texto: Lúcia Santos e Thalia Zortéa
