Aberto cadastro de equipes de competição

Equipes de competição da UFMS já podem realizar cadastro junto à Universidade. As inscrições estão abertas em fluxo contínuo até 1° de novembro e devem ser realizadas pelo coordenador das iniciativas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).  

As equipes de competição são grupos de estudantes que, sob a coordenação de um servidor efetivo, representam a UFMS em competições de cunho acadêmico-científico. Entre os objetivos gerais estão promover a excelência acadêmica e competências aplicadas relacionadas ao perfil de formação.  

“O cadastro institucional dessas equipes traz vários benefícios, tais como: reconhecimento institucional, desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, potencial acesso a apoio institucional e financeiro e emissão de certificados”, destaca o pró-reitor de Graduação (Prograd), Cristiano Vieira.

As propostas devem ser cadastradas com, no mínimo, vinte dias de antecedência do início previsto. Devem também estar vinculadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS) ou à temática do 18º ODS, sobre Igualdade Étnico-Racial, conforme consta na Resolução Nº 2, da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de dezembro de 2023. 

Para cadastrar a equipe, o coordenador deverá acessar o Sigproj com passaporte e senha, preencher o formulário da proposta com os dados dos participantes, salvar e submeter. Os membros da equipe de execução cadastrados  deverão dar o aceite de participação, também pelo sistema.

As propostas serão analisadas pela Comissão Setorial de Ensino da unidade à qual o coordenador da equipe está vinculado, passarão por enquadramento da Prograd e, posteriormente, passarão para aprovação do Conselho de Graduação. 

A equipe de competição poderá ter vigência de até 60 meses, conforme as características e necessidades das atividades desenvolvidas. Conforme o pró-reitor, as iniciativas já cadastradas não precisam realizar o inscrição novamente, mas devem observar o tempo de execução da proposta.

Experiência

Em 2025, a equipe Ararabots da Faculdade de Computação (Facom) obteve destaque, representou Mato Grosso do Sul na Competição Brasileira de Robótica, realizada em Vitória (ES), na qual chegou às quartas de final na categoria de futebol de robôs. Em novembro, recebeu uma moção de congratulação da Câmara Municipal de Campo Grande, em reconhecimento a dedicação do grupo nas competições nacionais de tecnologia.

A diretora da Facom, Liana Duenha, explica que a competição reúne as melhores equipes das melhores universidades do país e que os robôs que duelam são fabricados pelos próprios estudantes. “É um futebol de robôs e os robôs são caros, têm peças caras, e os estudantes constroem os robôs do zero. Então, participar dessas competições, conseguir fazer com que os robôs funcionem e joguem já é suficiente para se sentirem vencedores e serem reconhecidos como tal. Nossos estudantes competiram com universidades grandes do país, outras até de outros países, e o robô fabricado aqui é competitivo, tem um sistema de controle totalmente desenvolvido aqui e que faz os robôs serem bem rápidos”, aponta. 

A Ararabots existe há 15 anos e já passaram centenas de estudantes pela equipe. Anualmente, o grupo abre um processo seletivo, no qual 10 a 15 novos estudantes são admitidos, o que mantém o time com cerca de 30 integrantes por ano. “Além de competir, eles também atuam em ações de extensão do tipo formativas, trabalham com formação de robótica em escolas, participam de feiras e minicursos, entre outras atividades”, destaca a diretora. 

Para o estudante de Engenharia de Computação Fábio Huang, participar da Ararabots é uma oportunidade única, pois os estudantes são responsáveis por todo o projeto dos robôs. “Nós trabalhamos sempre tentando manter o mais alto nível técnico, e não só pôr em prática o que aprendemos em sala de aula, mas também implementar soluções inovadoras. Pra mim, ter essa experiência durante a graduação foi fundamental pro meu desenvolvimento como futuro engenheiro”, observa.

Mais informações sobre o cadastro de equipes podem ser acessadas no edital abaixo:

EDITAL N. 19-2026-PROGRAD-UFMS EQUIPES DE COMPETIÇÃO 2026

 

Texto: Ariane Comineti