Manhã de sábado, 13, é marcada pela cerimônia de colação de grau de 239 formandos da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead). A solenidade foi realizada no Ginásio Moreninho, na UFMS de Campo Grande, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMS. Colaram grau os formandos de licenciatura em Pedagogia, Ciências Interdisciplinar, Matemática e Letras- Português, vinculados ao Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei); e dos cursos a distância de Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão de Mídias Sociais Digitais, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Tecnologia da Informação e Tecnologia em Ciência dos Dados.
A reitora Camila Ítavo destacou o comprometimento da equipe da UFMS para promover uma cerimônia gratuita a todos os formandos e fez um pedido aos concluintes. “Vocês têm o conhecimento, vocês têm algo que nunca ninguém vai tirar de vocês, que é o diploma da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Então, alguns pedidos. Defendam sempre a UFMS. A gente tem que ter um zelo pela nossa casa, imenso, imenso. Esse é o primeiro deles. Ampliem oportunidades para os colegas. Vocês, trabalhando em escolas, em instituições, em empresas, em escritórios, enfim, abram oportunidades para estagiários. Lembrem da UFMS, voltem sempre, estejam conosco. E lembrem-se: o que vocês tiveram aqui agora não tem preço. É algo que muda a vida da gente, algo que nos dá dignidade — dignidade nossa, da nossa família, mas, em especial, dignidade das pessoas que nós vamos ajudar por meio do nosso trabalho”, falou.
“A palavra de hoje é: iluminem. Iluminem os seus caminhos, iluminem o caminho dos colegas, das vossas famílias, dos vossos amigos, da nossa Universidade. A gente confia muito em vocês. Em breve, poderão ser vários de vocês aqui nos substituindo. Então, a gente precisa formar gente boa, comprometida, ética, pessoas íntegras, porque assim a gente consegue melhorar o nosso país”, completou.
A diretora da Agead, Daiani Riedner, comentou sobre a emoção de ver cada um dos formandos de forma presencial. “Muitos estudantes da Educação a Distância (EaD) vieram de outras cidades para participar desse momento presencial, simbólico e especial. Hoje, nós estamos celebrando não apenas a conclusão dos cursos, mas a persistência, o esforço e a transformação que a jornada de cada um e de cada uma de vocês representa. Cada um de vocês sabe, e os familiares que estão aqui hoje são prova disso, o quanto foi desafiador chegar até aqui. Quantas noites e madrugadas de estudo, somadas a uma jornada exaustiva de trabalho. E, ainda assim, vocês persistiram e vocês venceram. Vocês recebem agora o diploma de uma universidade pública federal, uma das melhores do Brasil e do mundo. Vocês são a UFMS e vão levar essa marca para sempre”, disse. “Vocês fazem parte dessa história e levam também uma bagagem de vivências, competências e valores que farão toda a diferença onde quer que atuem. Levem com vocês o orgulho de ser UFMS. Que este seja apenas o começo de muitas conquistas. Que continuem sendo agentes de transformação no mundo, com coragem, ética, sensibilidade e compromisso”, acrescentou.
A professora Stella Sanches foi escolhida como paraninfa e representante dos homenageados da turma da manhã. “Cada um de vocês viveu momentos de questionamento e até de angústia, mas também de crescimento e amadurecimento. E é justamente essa trajetória que deve ser valorizada, pois foi ela que os preparou para enfrentar o mundo e contribuir com ele de forma significativa. O tempo passou e, ao longo desse caminho, vocês construíram um verdadeiro patrimônio: conhecimento científico, autonomia, criatividade e amizades. Aprenderam a trabalhar em equipe, a desenvolver resiliência e paciência, a cumprir compromissos e normas institucionais, e a assumir responsabilidades, com crianças, adolescentes e com a própria formação. Vocês aprenderam. E hoje chegaram ao final dessa etapa. […] Agora que concluíram essa árdua jornada acadêmica, compartilhem seu conhecimento. Quando estiverem mais à frente, usem seu tempo precioso para ajudar quem está começando. Construam redes de colaboração. Lembrem-se: na colaboração, recebemos, mas, sobretudo, damos. Com todo o conhecimento teórico e prático que adquiriram, defendam com vigor uma educação pública, gratuita, de qualidade, laica, inovadora, promotora da paz e inclusiva”, solicitou.
A licenciada em Letras – Português Rosa Carmem Acosta representou os colegas como oradora. “Hoje celebramos o encerramento de um ciclo transformador, marcado por quatro ano de vivências intensas. Foram dias de desafios, lágrimas com um único pensamento: ‘não vou conseguir’. Mais do que isso, foram muitos dias de sorrisos, parcerias, troca de experiências, com vitórias em cada etapa. Que daqui possamos honrar a UFMS, os nossos mestres e todo vasto conhecimento que adquirimos, sendo visionários, éticos e honestos”, discursou. “À todos que hoje concluem esse ciclo, saibam que podemos alcançar novos voos. Acreditem”, finalizou.
Homenagens
Durante a solenidade de colação de grau, a reitora Camila Ítavo enfatizou a importância da Universidade como agente de transformação social. Reconhecida como a melhor EaD pública do Brasil pelo Prêmio Estrelas da Educação, a UFMS completou 23 anos de Educação a Distância, com 23 mil estudantes em 2025, presentes em todos os estados do país. Entre eles estavam as concluintes Mirelli Motta Rodrigues, do curso de Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, com 19 anos, e Edith Leite Recalde da Costa, do curso de Licenciatura em Ciências Interdisciplinar, com 78 anos.
“Gostaria de agradecer aos meus pais que estão ali. Agradecer a todos vocês da UFMS que me deram essa oportunidade de estar aqui e dar os parabéns para o dona Edith, porque ela realmente é um exemplo para nós. E é isso, eu acho que só gostaria de falar para todos que estão presentes, sempre acreditarem nos sonhos deles, porque é possível”, ressaltou Mirelli.
“É com muita emoção, satisfação que eu estou aqui hoje nessa solenidade que muito eu sonhei desta forma. Eu quero agradecer a todos durante esses quatro anos, aos meus professores, ao meu coordenador, agradecer aos meus colegas, companheiros de sala, por tudo que, de uma forma ou de outra, somou para que eu pudesse aqui estar. Aproveitando também a oportunidade, eu quero agradecer a minha família, agradecer principalmente ao meu marido que cursou junto comigo os quatro anos na Universidade Federal. Foi meu companheiro, foi o meu companheiro de longo prazo, e agradecer também ao Senhor, a Deus por permitir que aqui eu estivesse até o presente momento”, disse a formanda Edith.
Ao final da cerimônia, foram entregues menções honrosas, concedidas pelo Conselho Universitário, aos concluintes com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico.
Texto: Thalia Zortéa e Lúcia Santos
Fotos: Heloísa Garcia e Thalia Zortéa























































































































