Está aberta para visitação até 5 de dezembro a exposição UFMS Além dos Olhos nos Câmpus da UFMS de Naviraí (CPNV) e de Nova Andradina (CPNA). A mostra percorreu todos os câmpus da Universidade ao longo do ano, reunindo as fotografias de estudantes e servidores selecionadas para o calendário institucional de 2026. A entrada é gratuita e aberta à toda comunidade.
No CPNV, a exposição está disponível no pátio do bloco 1. O diretor do Câmpus, Marco Antonio Silva, ressalta que a iniciativa, desenvolvida pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), promove a integração entre a comunidade universitária. “Tenho um carinho gigante por essa expressão artística e cultural que é a fotografia. Eu acho uma das artes mais impressionantes, do ponto de vista de registro material de um povo, de uma cultura, de todo tipo de relação que nós vivemos no dia a dia. Receber a exposição UFMS Além dos Olhos é extremamente importante. No modelo que essa exposição é feita, possibilita que todas as unidades possam participar, que os registros fotográficos também contemplem todas as unidades. É sensacional poder trazer o olhar dessas pessoas que registraram seus momentos na UFMS”, destaca.
Já no CPNA, a mostra está aberta para visitação na entrada do bloco 1. Para o diretor do Câmpus, Paulo Schotten, o acesso a qualquer forma de cultura é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e presenta uma forma da Instituição promover a conexão com a sociedade. “O papel da Universidade é, principalmente, disseminar o conhecimento e a formação de cidadão consciente e que tenha a preocupação com o desenvolvimento do ambiente em que vive. Nesse contexto, entra a importância da exposição aqui no Câmpus da UFMS de Nova Andradina. Oferecendo acesso à exposição para os acadêmicos, sabendo que se trata de material produzido pela própria comunidade acadêmica, motiva-os a enxergar um mundo melhor, mais dinâmico, mais participativo. Com isso, espera-se que sejam aguçados o pensamento crítico, a criatividade e seja ampliado o repertório social e intelectual de nossos acadêmicos”, comenta.
Ambos os câmpus tiveram fotografias selecionadas no concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos de 2025. Entre elas, estão Entardecer no CPNV, da servidora Juliana Lopes Pereira, e Pôr do sol, do diretor Paulo Schotten.
Texto: Thalia Zortéa
