Cursinho UFMS promove Aulão de Véspera gratuito no Teatro Glauce Rocha

No dia 4 de dezembro, às 18h30, a Universidade promove o tradicional Aulão de Véspera do Cursinho UFMS, no Teatro Glauce Rocha. O evento é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. A atividade integra a preparação para o Vestibular e para o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS 2026, que serão aplicados nos dias 7 e 14 de dezembro, respectivamente.

As inscrições devem ser feitas na página do Cursinho UFMS. Entre 17 e 24 de novembro, o período será exclusivo para alunos vinculados à iniciativa e, a partir de 25 de novembro, o acesso será aberto ao público em geral.

O Cursinho UFMS oferece aulas on-line e presenciais ministradas por professores especialistas em Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, o aulão representa um importante espaço de aproximação entre a Universidade pública e os futuros estudantes. “Ele populariza conhecimento com linguagem acessível, abre o câmpus para que os estudantes se reconheçam naquele espaço e garante cuidado integral, com informações sobre auxílios, acessibilidade, saúde emocional e caminhos de permanência. Em poucas horas, oferecemos conteúdo de qualidade, mapas de oportunidades e, sobretudo, pertencimento”, destaca.

A pró-reitora ressalta ainda que o projeto cria vínculos duradouros com os participantes. “O que mais me orgulha é ver ex-alunos retornando como monitores e professores. Quando isso acontece, sabemos que a extensão cumpriu seu ciclo virtuoso: formar, incluir e devolver à sociedade em dobro”, afirma.

O coordenador do Cursinho UFMS, Edivaldo Araújo, explica que a equipe está preparando o aulão com uma metodologia voltada para fortalecer a confiança dos estudantes. “A preparação para o aulão deste ano está sendo construída com uma estratégia pensada exclusivamente para elevar o nível de confiança e conhecimento dos alunos que sonham com uma vaga na UFMS. Os professores estão refinando as aulas para abordar os conteúdos mais exigidos no Vestibular e serão resolvidas questões que simulam o estilo de prova da UFMS”, explica.

Edivaldo destaca ainda o crescimento do projeto e sua importância social. “A verdadeira medida do sucesso do Cursinho UFMS não está apenas nos números de aprovados, que são excelentes e crescentes, mas nas histórias de superação e transformação que resgatamos ao longo desses anos. Com a modalidade on-line, expandimos o alcance para cidades de todo o estado, garantindo que a qualidade das aulas chegue a todos os cantos, quebrando barreiras geográficas e sociais”, finaliza.

Mais informações sobre o Aulão serão divulgadas em cursinho.ufms.br.

Texto: Heloísa Garcia e Douglas Rebelato, estagiário da Agência de Comunicação Social e Científica