Reitoria se reúne com DCE para fortalecer o diálogo com os estudantes

A reitora Camila Ítavo, vice-reitor Albert Schiaveto e toda a equipe de gestão estiveram com representantes do Diretório Central Estudantil (DCE) ontem, 6, para fortalecer o diálogo, parceria e apresentar as conquistas e as ações desenvolvidas para os estudantes em 2025. O DCE esteve representado pelo presidente, Gabriel Lombardi, e coordenador de Administração e Organização, Jacob Dolabani de Castro.

A reitora Camila Ítavo destacou a importância do alinhamento entre lideranças para busca constante por melhorias na Universidade. “Quero agradecer a todos que estão aqui pela dedicação à missão, à representação. Representar um grupo e estar na liderança são missões desafiadoras, mas com inovação e graças às pessoas que compõem a Universidade, a gente tem conseguido fazer muita coisa”.

“Para nós, ouvir e trocar foi um grande aprendizado, pudemos entender demandas e buscar soluções, muitas delas simples. Muitas vezes, o estudante percebe questões em seu cotidiano que nós não temos acesso ou demoramos a perceber pelo tamanho da nossa Universidade. A gente vê que muita coisa é resolvida pelo aprimoramento da comunicação. Peço que vocês continuem nos ajudando, iluminando os desafios, fazendo pontes”, acrescentou.

Para o vice-reitor Albert Schiaveto, a presença e o diálogo com o movimento estudantil fortalecem a gestão universitária. “Ter o DCE próximo da gestão é fundamental e funciona como uma bússola para direcionar o nosso trabalho. Muitas das melhorias que conseguimos ao longo do ano nasceram dessas escutas. É um trabalho contínuo, de aproximação, para que a gente possa responder rápido e com soluções assertivas”. 

O presidente do DCE, Gabriel Lombardi, também destacou a importância da continuidade do diálogo. “Poder ter esse canal de diálogo aberto é importante para podermos repassar as informações corretas para os estudantes. Muitas vezes, surgem dúvidas ou situações no dia a dia que a gente não sabe pra onde levar, e ter essa abertura com a gestão facilita muito. A gente entende melhor o que está sendo feito e consegue repassar essas informações para os estudantes. O DCE está à disposição para continuar fazendo essa ponte”.

“Agradeço por nos receberem e ouvirem nossas demandas. Conversamos com muitos DCEs pelo Brasil e há lugares em que a representação estudantil nem chega a ser recebida. É muito importante para nós, estudantes, que os gestores, que um dia também já foram estudantes, possam nos ouvir”, completou o coordenador de Administração e Organização do DCE, Jacob Dolabani de Castro. 

Texto: Rose Pinheiro e Alíria Aristides

Fotos: Alíria Aristides