A exposição Itinerâncias chega ao Câmpus da UFMS de Naviraí (CPNV) nesta segunda-feira, 27, com visitação gratuita e aberta ao público. A abertura da programação será realizada às 19h, no bloco 2. As obras passarão por todos os municípios em que a Universidade está presente e, até o momento, já percorreram a Cidade Universitária e os Câmpus da UFMS de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim e do Pantanal.
A exposição faz parte das celebrações dos 46 anos de Federal e reúne o acervo da Universidade de artes plásticas de autores sul-mato-grossenses, entre pinturas e esculturas originais. Entre os artistas com obras expostas estão Adilson Schieffer, Brum Bucker, Darwin Longo de Oliveira, Humberto Espíndola, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Lelo Oliveira, Richard Perassi e Conceição Freitas, além do artista local Auri Borsatto.
A diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Rozana Valentim, convida a população de Naviraí para prestigiar a produção artística local e também conhecer os trabalhos dos artistas do Estado. “Em cada lugar que a exposição tem percorrido, a gente tem percebido a participação das pessoas e o interesse por conhecer mais sobre os artistas e o que é produzido em Mato Grosso do Sul. Isso a gente vê principalmente na participação das crianças e dos jovens da Educação Básica, quando são levados para visitar o espaço da Instituição, da UFMS, e ter acesso a essa exposição, que, na grande maioria das vezes, eles não têm acesso nos seus municípios, que são obras de alguns dos principais artistas de Mato Grosso do Sul”, explica. “[Quero] convidar toda a comunidade do Câmpus de Naviraí, dos cursos, das graduações todas, e convidar a comunidade externa, professores, estudantes da Educação Básica, artistas da região, para que estejam conosco na abertura, às 19 horas”, complementa.
O diretor do CPNV, Marco Antonio da Silva, destaca a felicidade em receber a exposição. “Nós somos uma cidade no sul de Mato Grosso do Sul, que não tem tanta oferta de atividades culturais. Uma exposição de arte que envolve vários estilos, modalidades, pintura, artes plásticas e outras coisas vai trazer uma riqueza de possibilidades para os nossos servidores, estudantes, para a comunidade, para a cidade de Naviraí. A gente é muito carente de expressões artísticas de grande porte e essa, que reúne os artistas incríveis do estado de Mato Grosso do Sul e também de Naviraí, porque nós teremos representantes de Naviraí na exposição, vai ser um momento, um ponto de luz incrível. Incrível para nós, para a Universidade, para os nossos alunos, para todo mundo”, afirma.
“Quero convidar a comunidade do CPNV, a comunidade de Naviraí, as universidades, o Instituto Federal, Universidade Estadual, as instituições particulares, as escolas, a cidade de uma forma geral, para participar da exposição Itinerâncias, que vai reunir, de 27 a 31 de outubro, no Câmpus de Naviraí, artistas do estado de Mato Grosso do Sul. […] É incrível contar com vocês para essa experiência, que é inovadora para nós, e que faz parte dos 46 anos da UFMS”, conclui.
Texto: Thalia Zortéa
