Comunidade universitária é convidada a contribuir com a programação do Integra UFMS 2025

Até 5 de outubro, estudantes de graduação e pós-graduação e professores ou técnicos responsáveis por laboratórios e espaços na Cidade Universitária podem se inscrever para participar das atividades do programa Vem pra UFMS durante o Integra UFMS 2025. O maior evento de ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul será promovido de 20 a 25 de outubro.

São 50 vagas para estudantes voluntários. É necessário estar regularmente matriculado em um curso da UFMS; ter perfil para trabalho em equipe, criatividade e capacidade de interação; e disponibilidade de se dedicar 10 horas semanais no período de realização dos eventos. Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário disponível aqui.

“A participação como voluntário para os estudantes agrega na sua formação extensionista, pois os voluntários terão contato direto com diversos públicos: servidores da UFMS; os visitantes e expositores da Fetec e do Integra; alunos e professores de escolas públicas e privadas que visitarão a Universidade neste período; entre outros. Será uma semana com muitas atividades e a expectativa é receber mais pessoas do que o evento de 2024, logo a convivência com diversos públicos será intensa e pode ser riquíssima para a formação dos voluntários”, destaca a secretária de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Naiade Alcântara.

Os selecionados ganharão uma camiseta do evento e receberão certificado de horas de extensão de acordo com as horas trabalhadas. Confira o edital com mais informações sobre o processo seletivo.

Já os responsáveis pelos laboratórios e espaços que queiram receber alunos podem realizar sua inscrição aqui. Ao preencher o formulário, é fundamental informar a capacidade máxima de alunos por visita, bem como os dias e horários disponíveis. As atividades propostas devem estar de acordo com os objetivos do programa Vem Pra UFMS: Ciência nas Escolas, além de estarem adequadas ao público do ensino fundamental 2 e ensino médio.

A secretária da Proece enfatiza que a iniciativa desperta a curiosidade e o interesse dos visitantes pela Universidade. “Um dos principais benefícios é oportunizar aos estudantes de graduação, aos técnicos e docentes a atuação na popularização da ciência para escolas e expositores da Fetec e do Integra, fomentando a interlocução entre a Universidade e a sociedade e colaborando com o processo de ensino-aprendizagem”, explica Naiade.

“Essas visitas impactam diretamente no estímulo de estudantes pela escolha da carreira e ingresso na Universidade, pois a partir do momento que ele entra neste universo e tem essa experiência prática, com saberes científicos exemplificados em sua rotina e com as demais oportunidades disponíveis na Instituição, o aluno começa a projetar novas ideias e objetivos, fazer novas conexões e relações entre o seu próprio saber com o que viu ou aprendeu na visita, projetando assim o seu futuro e tendo como foco estar um dia na UFMS”, acrescenta a secretária.

Para mais informações, acesse o edital. No caso de dúvidas em relação aos processos de inscrição e seleção, os interessados podem encaminhar um e-mail para sepoc.proece@ufms.br.

Texto: Vanessa Amin