Corredor da Saúde Mental inclui atividades de conscientização, dinâmicas e orientações

O tradicional Corredor da Saúde Mental será realizado no dia 24 de setembro, das 8h às 11h, no Corredor Central da Cidade Universitária, como parte das ações da campanha Eu Respeito desse mês. Para fortalecer a cultura de cuidado e o bem-estar de estudantes, servidores e colaboradores, o evento irá promover diversas atividades conduzidas por estudantes da área da saúde, com a participação de psicólogos da Universidade e profissionais convidados.

A programação inclui painel e atividades de conscientização; dinâmicas com o tema Sua vida vale a pena; conversas sobre emergências em saúde mental; orientações sobre prevenção e combate ao bullying, assédio moral e sexual; atividade musical; alongamento e ginástica laboral.

O diretor de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Edilson Zafalon, explica que o evento é construído em parceria com as pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progep), de Extensão, Cultura e Esporte e de Cidadania e Sustentabilidade; ligas acadêmicas de Psicologia da Saúde, de Saúde Mental em Enfermagem e de Psiquiatria; Residência Uniprofissional em Psicologia Clínica; Laboratório de Escuta e Apoio Psicológico; Grupo de Estudos sobre Princípios de Análise do Comportamento e Questões Sociais; Ouvidoria e Corregedoria UFMS; Academia Escola da UFMS; e o Serviço Escola de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas.

“A participação das ligas, grupos e setores da UFMS, em número cada vez maior, demonstra que a preocupação com a Saúde Mental da comunidade universitária tem grande abrangência, é parte do foco da atuação desses diferentes âmbitos. A colaboração com as ligas, grupos de estudos e demais setores enriquece a qualidade das atividades oferecidas, demonstrando o compromisso de toda a comunidade acadêmica com a saúde mental”, destaca Zafalon.

“Embora o Corredor da Saúde Mental já tenha ocorrido em outras edições, neste ano nosso propósito é mostrar quais serviços compõem a rede de saúde mental dentro da Universidade, que atende estudantes, servidores e comunidade externa, além de trazer reflexões importantes sobre a Saúde Mental. A ideia é construir um espaço de diálogo contínuo, onde o tema da saúde mental seja discutido de forma aberta e sem tabus”, acrescenta o diretor. “Espero que o Corredor da Saúde Mental de 2025 venha contribuir na jornada de todas as pessoas para construir uma comunidade acadêmica mais consciente e saudável”.

Para a psicóloga da Proaes e organizadora da programação, Ana Lúcia de Souza, o evento também oferece um espaço de acolhimento e informação. “A iniciativa busca desmistificar o acompanhamento psicológico, além de ressaltar a importância da prevenção. Ao oferecer atividades práticas e acessíveis, a iniciativa busca capacitar os participantes a reconhecer e a lidar com as demandas de saúde mental, promovendo uma cultura de cuidado e respeito”, reforça.

Todas as Vidas Importam

A campanha Eu Respeito de setembro também inclui atividades relacionadas à saúde mental realizadas no formato remoto. No dia 26, às 19h, a psicóloga Cláudia Palhano irá conduzir um bate-papo com estudantes por meio do Google Meet. A programação é realizada pela Secretaria de Apoio para Assuntos Estudantis do Câmpus da UFMS de Ponta Porã, sem a necessidade de inscrição.

Apoio

Caso precise de ajuda, não hesite em procurar a Progep e a Proaes ou demais canais, como o Centro de Valorização da Vida e unidades especializadas do Sistema Único de Saúde. A página Saúde Mental da UFMS apresenta os serviços ofertados pela Universidade e pela Rede de Atenção Psicossocial para estudantes, servidores e para a comunidade.

Texto: Thalia Zortéa