Festival Universitário da Canção recebe inscrições até 31 de agosto

O maior e mais tradicional evento estudantil de música autoral de Mato Grosso do Sul, o Festival Universitário da Canção (FUC) UFMS 2025, recebe inscrições até 31 de agosto. O período foi ampliado e a candidatura gratuita deve ser feita com o preenchimento do formulário on-line. A UFMS realiza o festival em parceria com o Governo do Estado, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e a TV Morena. 

A diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) e responsável pela organização do FUC UFMS 2025, Rozana Valentim, destaca a importância do festival no Estado. “O FUC acontece desde 1987, tem uma relevância muito grande na formação, no incentivo, no fomento, na possibilidade de apresentar novos músicos. Como tem feito ao longo desses mais de 35 anos, é uma referência até para a criação de todos os outros festivais que acontecem hoje em Mato Grosso do Sul. Então, ele tem um papel fundamental, tanto para difusão quanto para a formação desses jovens músicos que apresentam suas canções autorais”, aponta. 

O FUC UFMS 2025 tem novidades neste ano: a inclusão de uma nova categoria, a Canção Popular Urbana, e a disponibilização das canções premiadas no Spotify UFMS. “É função da Universidade divulgar tudo isso, democratizar esse acesso, tornar mais próximo o que está sendo produzido no nosso Estado da população, principalmente as músicas autorais, que às vezes demoram para chegar ao público”, destaca a diretora da Proece. 

Podem inscrever canções originais (autorais e/ou inéditas) pessoas com formação universitária, técnicos-administrativos, professores ou estudantes de instituições de ensino superior que sejam cidadãos sul-mato-grossenses ou residentes há mais de um ano no Estado. 

As categorias para inscrição são: Canção Popular Regional, voltada a composições com letra, melodia e acompanhamento instrumental que valorize, por meio de diferentes gêneros musicais, a cultura sul-mato-grossense; Canção Popular Urbana, que abrange pop, rock, indie, rap, trap, entre outros; e Canção de Câmara, na qual podem ser inscritas produções do gênero clássico voltadas a técnicas de escrita para voz e acompanhamento instrumental com duração máxima de cinco minutos.

Serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios, divididos em dois grandes grupos: vencedores da votação popular de cada categoria e melhores avaliados pela comissão julgadora (Melhor Intérprete, Melhor Compositor e Melhor Letra de Canção Popular). Para cada uma dessas seis faixas, a premiação será de R$ 5 mil.

Após a etapa de verificação documental, os inscritos terão suas canções analisadas em diferentes quesitos por especialistas em música, literatura e artes vinculados à UFMS e à cena cultural do Estado e do país. Serão selecionados quatro finalistas por categoria e os concorrentes irão passar por votação pública, por meio da disponibilização de videoclipes no canal da TV UFMS.

A votação on-line será realizada de 5 de outubro a 2 de novembro, enquanto a premiação final e a apresentação pública das canções populares serão realizadas no dia 9 de novembro, no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Mais informações podem ser consultadas no edital completo ou solicitadas via e-mail fuc@ufms.br.

Texto: Ariane Comineti e Raul Delvizio