Cursos gratuitos de francês para estudantes, servidores, colaboradores e comunidade

Com intuito de promover o aprendizado e o aprimoramento de conhecimentos na língua francesa, a Universidade oferta, de forma gratuita, capacitações no idioma, com inscrições abertas até o dia 3 de agosto, via Sistema de Informação e Gestão de ProjetosAo todo, são 140 vagas destinadas para estudantes, servidores e colaboradores. Caso as vagas não sejam preenchidas, serão abertas para pessoas da comunidade externa. 

A ação é realizada em conjunto com a Embaixada Francesa no Brasil, por meio do Serviço de Cooperação e Ação Cultural. Além de aulas presenciais e on-line para diferentes níveis, com carga horária de 45 horas, a iniciativa também oferece clubes de conversação. A previsão para início das aulas é dia 11 de agosto.  

O programa tem como objetivo desenvolver competências no idioma e otimizar a inserção da comunidade universitária no cotidiano dos países de língua francesa. “Os cursos oferecem formação gratuita e de qualidade em língua francesa, com foco no desenvolvimento das competências linguísticas e interculturais dos participantes. Os participantes podem esperar um aprendizado orientado por professor francês, com materiais atualizados, turmas reduzidas e ênfase na preparação para mobilidade acadêmica internacional, intercâmbio e participação em redes de pesquisa”, ressalta o diretor da Agência de Internacionalização (Aginter), Gustavo Cancio.

Segundo o diretor, o incentivo ao aprendizado de francês como língua estrangeira permite uma série de benefícios para os estudantes e para a Universidade. “O domínio da língua francesa amplia as trocas interculturais, a participação em programas de intercâmbio e de cooperação científica. Para a UFMS, esse investimento reforça sua inserção em parcerias estratégicas com universidades, pesquisadores e estudantes francófonos, contribuindo para o fortalecimento de um ambiente internacional na UFMS”, destaca.

“Se você sempre quis aprender francês, mas tinha dúvidas sobre sua possibilidade, essa é uma excelente oportunidade. Mais que uma língua, o francês abre portas para a formação internacional, o diálogo intercultural e a pesquisa de excelência. Participe e faça parte de uma Universidade cada vez mais conectada com o ambiente internacional”, convida o diretor da Aginter.

Mais informações podem ser acessadas no edital

Texto: Alíria Aristides

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.