Universidade Aberta à Pessoa Idosa será expandida para todos os câmpus

As atividades da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) serão oferecidas em todos os dez Câmpus da UFMS. A expansão será possível graças a emenda individual da senadora Soraya Thronicke e foi anunciada em cerimônia com a reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto, nesta segunda-feira, 16. Hoje a Unapi é realizada na Cidade Universitária e em mais seis câmpus. A partir de agosto, a previsão é que seja oferecida também nos Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí e Nova Andradina.

O evento foi realizado na Sala de Reuniões da Reitoria e contou com a presença de diretores de unidades da Cidade Universidade e dos câmpus, professores, técnicos-administrativos, estudantes que integram as associações atléticas e alunos da Unapi. A senadora também apoia o desenvolvimento de esportes.

“Hoje podemos pensar no que devemos mudar, no que podemos fazer melhor. Uma das coisas que faremos é trabalhar a cidadania, o projeto de vida, sustentabilidade, intergeracionalidade, isso nos torna mais fortes, mais ricos pela experiência com a outra pessoa, o outro colega. Isso mostra a evolução da nossa Universidade. Agradeço, em nome da pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, a toda equipe que lida com um grande programa de extensão, de esporte e lazer. Temos atletas que representam muito bem o nosso Estado. O estudante atleta, inclusive, recebe apoio para participar dos eventos, ingressando, inclusive, na Universidade por um sistema exclusivo. Com o PAC do Governo Federal, vamos levar quadras cobertas para todos os câmpus, mas, especialmente, quero agradecer a senadora Soraya por proporcionar a transformação do esporte e da cultura na UFMS”, disse a reitora Camila Ítavo.

O vice-reitor Albert Schiaveto também agradeceu o esforço da senadora em viabilizar emendas para estimular os dois projetos da UFMS. “Aqui, hoje, temos representantes de todas as nossas unidades. A palavra que me vem à mente quando falamos em Unapi é vivência. Já ao falar do nosso programa de incentivo aos esportes, a melhor palavra seria vivacidade. Queremos fortalecer cada vez mais as interrelações com os diversos públicos. Para isso, conto com todos para que possamos tornar esses sentimentos de pertencimento à UFMS presente em cada um de nós”, disse.

“É muito bom ver esse encontro de gerações e trazer a esperança de uma vida diferente, um futuro bom. A troca de experiência entre as pessoas, a alegria, saúde faz com que você viva mais e melhor, as pessoas passam a viver melhor, sem ociosidade”, falou a senadora Soraya. “Não é só trabalhar, é garantir o acesso à universidade pública. Quero muito poder sempre contribuir com vocês. Saber que a gente pode indicar os recursos pra projetos e pessoas que muitas vezes não são olhados é muito bom. Obrigada a todos vocês”, enfatizou Soraya.

Em seu discurso, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, destacou a importância dos dois programas institucionais de extensão. “Sem o apoio e o olhar que você [Soraya] está tendo, não conseguiríamos apoiar os estudantes nas viagens às competições. Muito obrigada e com o recurso vamos ampliar para mais quatro câmpus. É bom ver que temos políticos que pensam no bem-estar da população”, disse.

A coordenadora da Unapi, Camila Polizel, confessou que estava ansiosa pela vinda da senadora e apresentou números. “Estamos em uma luta para ampliar nosso programa. Hoje temos mais de 1,5 mil pessoas participando da Unapi, além de 85 professores e 160 estudantes de graduação que nos ajudam desenvolvendo atividades. Atualmente, a Unapi oferece 69 projetos de extensão, entre eles: alfabetização e letramento, coral, teatro, curso de idiomas, envelhecimento saudável, dança de salão, dança do ventre, entre outros, além de eventos, como o Junho Prata, realizado na semana passada. Agradeço o programa da senadora, que é nossa maior apoiadora. Com seu auxílio, vamos expandir a todos os municípios nos quais a UFMS esteja presente”, destacou.

“Estamos felizes pela sua presença, senadora, aqui hoje. Quando vemos um sonho concretizado e uma pessoa abraçando a nossa iniciativa é muito bom. Construímos uma proposta que envolve muitas pessoas, pois acreditamos que a prática de esportes, da atividade física, promove vida. O Pulse tem como objetivo fomentar o esporte de rendimento, participativo e educacional, são focos diferenciados, mas promovem a saúde e o bem-estar da comunidade universitária e externa. Obrigada, senadora, por apadrinhar o esporte em nossa Universidade e contribuir para a formação dos nossos estudantes, mas das crianças e idosos que também participam das atividades”, falou a diretora de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Edineia Ribeiro. “O recurso que vem para o programa permite que continuemos apoiando os investimentos na infraestrutura e nas atléticas”, completou.

Ao final da cerimônia, foi feita homenagem à senadora, com entrega de kits.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Vanessa Amin e Alíria Aristides