Gestão completa 120 dias e lança programa UFMS em Ação

Na manhã desta quarta-feira, 26, a reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto apresentaram os avanços e conquistas dos 120 dias de gestão e lançaram o programa UFMS em Ação. A cerimônia foi transmitida pelo canal da TV UFMS e reuniu pró-reitores e diretores da Administração Central e Setorial, representantes dos Conselhos Superiores, servidores, estudantes e autoridades.

O novo programa busca fortalecer uma Universidade inovadora, sustentável e humana e a Reitoria Presente em todos as unidades. Para isso, o UFMS em Ação reúne três pilares: pertencer, interagir e somar. “Pertencer. Cada um de nós é de um jeito, tem seu estilo, temos que respeitar isso, mas também incrementar o senso de pertencimento à Universidade. Ao interagir, precisamos fazer isso com respeito, estarmos mais presentes, já que a UFMS é uma Instituição muito aberta, somos todos colegas. E aprender a somar, não ficando apenas no nível das palavras, mas somar com ações em nosso favor, em favor do bem comum da Universidade”, enfatizou a reitora.

“Esse é um dia de festa. Todos nós fazemos parte dessa gestão e esse é um grande programa. Agradeço a todos vocês pelo seu ‘sim’ em ajudar para que a UFMS seja cada vez mais inovadora, sustentável, humana, pois é isso que esperamos da nossa Universidade”, complementou o vice-reitor.

Para compor o dispositivo de lançamento do programa, foram convidados a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dulce Tristão; a diretora do Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq), Ana Graziele Toledo; a professora da Escola de Administração e Negócios e representante docente no Conselho Universitário Priscila Varges; a estudante do curso de Engenharia de Alimentos Angélica Soares; e o gerente de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/MS, Jorge Veneza.

“Vivemos um momento intenso na área de planejamento e desenvolvimento institucional, principalmente, por podermos planejar com os senhores, com toda a comunidade e mostrar aquilo no qual todos possam participar. O programa UFMS em Ação contempla todo esse planejamento para 2025, com a participação de todos”, reforçou a pró-reitora.

A diretora do CPaq também destacou o momento de integração. “Todos estamos aqui porque acreditamos que a ciência e a educação transformam o mundo. A UFMS se posicionando dessa forma, faz esse convite para que possamos transferir para nossa comunidade interna e externa, por meio de um ato corajoso que é se declarar uma Universidade inovadora, sustentável e humana. Só uma Universidade muito corajosa, feita por pessoas corajosas, declara que faz esse compromisso tão complexo, difícil, significativo”, enfatizou Ana Graziele.

“É muito importante esse momento de início do ano letivo com comemorações, união e reunião de pessoas. É uma honra representar os docentes, é muito importante sermos ouvidos e podermos participar da tomada de decisão em todos os conselhos. Temos que prestigiar essa possibilidade, nos organizar para poder participar de forma efetiva de todos os conselhos da Universidade”, disse a professora Priscila.

“Sinto-me honrada, porque com 50 anos resolvi voltar a Universidade para fazer uma nova graduação, buscando conhecimento para um produto sustentável que eu já desenvolvo. Entrei aqui com sangue nos olhos, sinto-me com 16 anos começando no primeiro dia do meu curso. Estou extremamente feliz em representar os estudantes nesse evento”, falou Angélica.

Veneza reforçou que a ciência e a educação são importantes para o desenvolvimento de empresas e de todo o Estado. “Para o Sebrae, é importante estar aqui fortalecendo essa parceria tão importante e profícua com a UFMS. Temos certeza que esse ano conseguiremos avançar ainda mais. Ao olhar o tripé desse programa: pertencer, interagir e somar, noto que demonstra e mostra o quanto essa administração está disposta a fazer esse trabalho com várias mãos”, acrescentou o gerente. “Tenho certeza que nossa parceria irá transformar cada vez mais a realidade de Mato Grosso do Sul, por meio da academia, da pesquisa, tornando esse processo mais duradouro e sustentável”, concluiu.

Novas obras e entregas

Durante a cerimônia de lançamento, foram assinadas novas ordens de serviço para a construção de oito quadras esportivas cobertas no CPaq e nos Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul, Coxim (CPCX), Naviraí (CPNV), Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã (CPPP) e Três Lagoas, com participação dos diretores e representantes. “Agradeço o empenho da gestão e dos nossos servidores para que isso acontecesse. Cerca de R$ 8 milhões em recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento foram liberados no fim do ano e, com isso, é possível iniciarmos a implantação das quadras”, disse o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Hércules Sandim.

Também foi assinada a ordem de serviço para revitalização do Hub de Inovação e do Centro Multiuso no Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan) e realizada a entrega de kits tecnológicos aos conselheiros contemplados em ação conjunta da Diretoria de Governança Institucional e da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic). “Sabemos da importância da participação de todos de uma forma igual e das dificuldades que conselheiros têm de poder aproveitar e participar das reuniões, assim estamos concedendo os equipamentos, hoje, aos que participaram da seleção”, falou o diretor de Governança Institucional, Henrique Mongelli.

A reitora Camila agradeceu especialmente a todos os integrantes dos conselhos e aos diretores pela iniciativa. “Uma Universidade se faz forte com a força dos conselhos fortes, íntegros, coerentes e propositivos. Temos que pensar sempre em edificar, sermos fortes e nunca em desistir. Que possamos melhorar cada vez mais os conselhos nos quais atuam”, destacou.

120 dias

Como prestação de contas dos 120 dias de gestão, a reitora agradeceu toda equipe e ressaltou o quanto é importante o trabalho de todos. “Ninguém faz nada sozinho, agradeço a todos os conselhos, técnicos, professores e estudantes. O processo mais importante da Universidade não se dá aqui, mas nas salas de aula, laboratórios, nas quadras, teatros, unidades técnicas, hospitais, fazendas escolas, clínicas. A nossa grande força é o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação, nossa conexão com a formação. Além da formação, também temos compromisso de fornecer para a sociedade serviços de média e alta complexidade, ajudar os governos a elaborar e implementar, monitorar políticas públicas. Temos possibilidade de contribuir em planos estratégicos dos governos federal, estadual e municipal. Agradeço todos os nossos parceiros, em especial, aqueles que enxergam nosso potencial e veem na Universidade um grande aliado”, enfatizou.

A reitora apresentou algumas das ações realizadas no período, como a reestruturação administrativa da UFMS, a criação da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade e da Agência de Internacionalização, além da Prefeitura Universitária; a implantação de um novo modelo de reunião de gestão, bem como a articulação com a bancada federal e setores públicos e privados; a entrega de reformas, revitalizações e a otimização de espaços físicos, como a Farmácia Escola, o Laboratório de Engenharia de Software da Faculdade de Computação e a nova Agetic; a UFMS Participativa; a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), integrado ao Projeto Pedagógico Institucional da UFMS (PPI) 2025-2030 e outros documentos; a publicação de edital complementar de auxílios estudantis e criação do Auxílio Transporte; a ampliação da conectividade da internet no CPCX e no CPPP, bem como a implantação do novo Sistema Eletrônico de Informações; a concessão do Estádio Morenão, entre outros.

Camila também falou das ações em andamento, como a implantação dos programas UFMS Indígena e UFMS Diversa-Acolhedora-Inclusiva; a expansão dos programas de popularização da ciência, do programa de internalização e da Universidade Aberta à Pessoa Idosa para o CPNV e CPan; a instalação do Laboratório de Criatividade e Inovação em cada um dos câmpus; a implementação da plataforma para expansão do programa de micro-certificações; o desenvolvimento de um novo modelo de recepção dos estudantes, em formato dialogado com os diretores; a criação do Eco-Parque para incrementar a educação ambiental na Universidade; o incentivo a startups e a criação do escritório de projetos, entre outros sonhos.

Assista a cerimônia na íntegra e veja mais fotos do evento abaixo:

Texto: Vanessa Amin e Thalia Zortéa

Fotos: Alíria Aristides, Thalia Zortéa e Rúbia Pedra