Secretário Estadual de Saúde visita Hospital Universitário

O secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, Maurício Simões, visitou o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) para conhecer o Sistema de Apuração e Gestão de Custos do Sistema Único de Saúde (ApuraSUS), ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde e adotada pelo hospital desde 2020. O ApuraSUS tem como objetivo auxiliar na apuração e gestão de custos das unidades de saúde do SUS de maneira padronizada e estruturada, permitindo uma maior transparência e eficiência na administração pública.

Durante a visita, o secretário foi acompanhado pela superintendente Andrea Lindenberg, pelo gerente administrativo Carlos Coimbra, pelo gerente de Ensino e Pesquisa Oleci Frota, pela gerente de Atenção à Saúde Claudia Lang, pelo chefe do Setor de Contabilidade, Gustavo Fagundes, e pelo chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Paulo Regis.

A comitiva acompanhou de perto as obras em andamento no Humap-UFMS/Ebserh. O secretário visitou as reformas da segunda etapa da clínica médica, a reforma da recepção e dos consultórios da radioterapia, além da modernização do setor de hemodinâmica, que inclui a substituição do equipamento de angiografia. Todas essas melhorias estão previstas para serem concluídas no início do segundo semestre deste ano, reforçando o compromisso do Humap-UFMS/Ebserh em oferecer um atendimento de qualidade e infraestrutura adequada aos pacientes.

Andrea ressaltou a relevância da parceria entre o hospital e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para garantir avanços na gestão e na qualidade do atendimento. “Nosso compromisso é aprimorar continuamente a gestão hospitalar, garantindo que os pacientes do SUS tenham acesso a um serviço de saúde eficiente e humanizado”, afirmou.

O secretário Maurício Simões destacou a importância da gestão eficiente dos recursos públicos na área da saúde e elogiou a iniciativa do hospital em adotar soluções tecnológicas para aprimorar seus processos administrativos e assistenciais. “A implantação do ApuraSUS demonstra um compromisso sério com a eficiência e a transparência, servindo como referência para outras unidades de saúde do Estado”, afirmou.

Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades, vinculados a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS/Ebserh