UFMS adere a campanha “Liga Antimosquito”

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul participou do lançamento da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti denominada Liga Antimosquito. O movimento é organizado pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), em parceria com a rede Comper de supermercados e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

A expectativa da ação é impactar as mais de 6 mil empresas associadas à ACICG, com o objetivo de incentiva-las a organizar internamente ações relacionadas ao combate do mosquito, e com isso diminuir o número de casos de dengue, vírus Zika e febre Chikungunya entre os colaboradores e suas famílias.

Presente no lançamento da campanha, o reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, destacou a importância da universidade em aderir à campanha. “O problema da dengue é muito sério e precisa ser combatido coletivamente. Por isso, é muito importante reunir forças, firmar parcerias, para desenvolver uma grande mobilização e evitar novas epidemias”, afirmou.

A situação epidemiológica na capital ainda é grave. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, somente no ano de 2016, Campo Grande registrou mais de 29 mil notificações de doenças provocadas pelo Aedes aegypti, sendo 28.437 relacionadas a dengue, 243 a febre Chikungunya e mais de 260 notificações relacionadas ao Zika vírus. Os números do ano passado superam em quase 100% as 14.140 notificações de doenças causadas pelo mosquito em 2015. E, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, dados de novembro de 2016 mostram que as notificações de dengue em Campo Grande somaram 28.001, contra 14.450 registradas durante todo o ano de 2015. Um acréscimo de 93,77%.

Para participar da campanha, as empresas interessadas deverão se cadastrar no site www.acicg.com.br, e em seguida realizar o download do material de apoio. As peças da campanha estarão em formato editável para inclusão da logomarca das empresas participantes. As atividades poderão ser fotografadas, e as imagens postadas na página do Facebook da empresa, que posteriormente serão compartilhadas na página da ACICG, na mesma rede social. A ação começa no dia 11 de janeiro.