O Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professor Marcelo Turine, juntamente com a Vice-Reitora, professora Camila Ítavo, receberam, nesta manhã (11), a visita do senador de Mato Grosso do Sul, Pedro Chaves, para tratar de projetos ligados à educação básica e à formação de professores.
No encontro, o Reitor entregou um documento sobre o Centro de Formação de Professores (CFP), pedindo apoio ao senador para desenvolver o projeto. O CFP é uma unidade de 2.900 m2 que abrigará vários laboratórios interdisciplinares entre eles: um espaço de produção de material acessível, com infraestrutura e tecnologia para formar professores para acessibilidade e inclusão; um laboratório de Práticas Lúdico-educativas, além de estúdio de gravação para atender a educação a distância. O local também possui alojamento para hospedar professores.
Turine explica que o CFP foi implantado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) para conduzir atividades e ações relacionadas à formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica, em programas estratégicos do governo federal, além de servir de espaço de convergência para os 55 cursos de licenciatura da universidade, que vão utilizar o local para aprimorar suas práticas de ensino.
“A UFMS assumiu a responsabilidade de auxiliar na melhoria da formação de professores e o CFP será um importante instrumento nesse processo. Ele não apenas vai subsidiar nossos cursos de licenciatura, melhorando a qualidade do ensino, mas também ajudará na construção e consolidação de políticas públicas de educação em todo o Estado”, disse o Reitor, Marcelo Turine.
Mas para que o CFP dê suporte ao Estado de Mato Grosso do Sul e aos seus 79 municípios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), naquilo que diz respeito à formação e capacitação dos profissionais, é preciso apoio e recurso para executar suas ações.
Comprometido com a questão, o Senador Pedro Chaves reiterou seu apoio ao projeto e destacou que, neste momento, o grande desafio do Brasil está na formação e qualificação dos professores. “O Centro de Formação de Professores da UFMS é projeto arrojado e fundamental para o país. Esse espaço, certamente, servirá para aprimorar o sistema de educação municipais e estadual, se tornando muito em breve uma grande referência nacional”, defendeu.
A inauguração do CFP está prevista para o fim de janeiro. O apoio do governo federal será muito importante para impulsionar as atividades.





