Webinar discute liberdade de imprensa nesta quarta-feira

No Dia Nacional do Jornalista, comemorado nesta quarta-feira, 7, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro promove o webinar Os Desafios Constitucionais do Exercício da Liberdade de Imprensa no Brasil, por meio das plataformas Zoom e YouTube, a partir das 17h (horário de Brasília).

O evento também comemora o aniversário de 113 anos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). As discussões serão coordenadas pela da diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, mestra em Direito pela Universidade Estácio de Sá e doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida; e a juíza Simone Dalila Nacif Lopes, titular da 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo, com mestrado profissional em Justiça e Saúde pela Fiocruz em parceria com a EMERJ.

Entre os convidados estão: André Gustavo Corrêa de Andrade, desembargador na 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e autor do livro Liberdade de Expressão em Tempos de Cólera; Eugênio Bucci,  jornalista e professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP); Laura Capriglione, jornalista e cientista social,  membro da rede de mídia Jornalistas Livres e participante do site Ponte, um site focado em segurança pública e direitos humanos; Laurindo Lalo, jornalista, sociólogo e professor aposentado da ECA/USP e autor de livros como Atrás das Câmeras, relações entre Estado, Cultura e Televisão, A melhor TV do mundo, o modelo britânico de televisão, A TV sob controle, a resposta da sociedade ao poder da televisão, entre outros; e Luis Nassif, jornalista e editor do Jornal GGN (Grupo Gente Nova), um portal independente, dedicado ao conteúdo crítico a partir de notícias ligadas à cidadania, à política, à economia, à cultura e ao desenvolvimento.

O webinar é gratuito. Caso o participante queira obter certificado ou comprovação de horas, as inscrições devem ser feitas o quanto antes, pois há número de participantes limitado pelo Zoom. Para se inscrever, clique aqui. Mais informações estão disponíveis no site da Emerj, na área de Eventos Gratuitos.

Texto: Vanessa Amin, com informações do Departamento de Comunicação Institucional  da Emerj.