Voluntários podem se cadastrar para ações de enfrentamento ao novo coronavirus

Interessados em atuar como voluntários em ações para o enfrentamento ao novo coronavirus promovidas por diferentes órgãos e agências públicas terão de 24 de maio a 20 de agosto para se cadastrarem junto à UFMS. A inscrição deve ser feita no Sigproj por meio do preenchimento de um formulário.

Podem participar do Cadastro de Voluntários estudantes de graduação e pós-graduação, egressos, técnicos administrativos e docentes, que estejam atuando ou aposentados; residentes, colaboradores terceirizados ou quaisquer profissionais cadastrados em cursos de graduação ou em programas de pós-graduação da UFMS como colaboradores ou permanentes.

A atuação poderá ser junto ao Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeituras Municipais, demais órgãos e agências públicas, federações, associações e instituições privadas sem fins lucrativos. “No momento da inscrição, o voluntário pode indicar o tipo de atividade com a qual ele tem mais afinidade ou aquela que tem mais relação com a sua área de formação. Os voluntários vão sendo convocados por demanda, ou seja, à medida que vai havendo a necessidade da produção de algum insumo, por exemplo, ou de atendimento à comunidade interna ou externa, entre outras atividades”, explicou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo.

A ação faz parte do programa Se cuide. Te amo – Uma ação do coração da UFMS durante a Covid-19 e é realizada pelo segundo ano. “Em 2020 foram 366 voluntários cadastrados, entre estudantes, técnicos administrativos e docentes. Os convocados atuaram principalmente na área da saúde, com atendimento a pacientes na linha de frente de atendimento, em laboratórios de análises clínicas, bioquímica e produção de álcool, no apoio à comunicação e divulgação de informações relacionadas à Covid-19 e em vários projetos de extensão”, disse.

O professor Ivo Leite foi um dos voluntários em 2020. Ele coordenou a formação de um grupo focal para análise e condução de propostas durante a Covid-19. Participaram 25 pessoas de diversos câmpus e áreas de conhecimento, entre estudantes, professores e técnicos administrativos. As reuniões virtuais foram realizadas semanalmente de março a junho.

“Foi um processo bastante enriquecedor de grupo. Conduzimos uma consulta pública com cerca de 750 participantes sobre hábitos, fundamentos e compatibilidades e a partir desse levantamento apresentamos um quadro síntese com propostas que foram levadas à administração e vieram a se tornar ações para a comunidade. Vi a eficiência do voluntariado e como professor passei a conhecer melhor diversos aspectos da Universidade, a importância de vermos os estudantes para além do perfil acadêmico, de os ouvirmos”, afirmou.

O edital completo com informações sobre o Cadastro de Voluntários pode ser acessado neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail voluntarios-corona@ufms.br.

 

 

 

Texto: Ariane Comineti