Volta UFMS promove integração e saúde

Na tarde do último sábado (30/11), foi realizada a nona edição da Volta UFMS. O evento tem como objetivo inserir a comunidade interna e externa da Universidade nas práticas esportivas e contribuir com a promoção da saúde. “Já é uma tradição na UFMS. Esse ano, realizamos a nona Volta UFMS. Tivemos centenas de inscritos em várias provas. Em 2019, além da Cidade Universitária, promovemos uma caminhada em todos os câmpus e isso foi muito legal. Além de incentivar a prática esportiva e promover a qualidade de vida, procuramos também estimular uma convivência mais harmoniosa e fazer com que todos vejam os câmpus como patrimônio de todos. É um evento lindo e fico muito feliz de estar aqui junto a todos”, comentou a vice-reitora Camila Ítavo, que participou ativamente das competições, ao lado de pró-reitores, chefes de divisões, coordenadorias e servidores, além de professores, estudantes e comunidade externa.

A Volta UFMS é organizada, anualmente, pela Coordenadoria de Cultura e Esporte da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (CCE/Proece). “É um momento de confraternização da comunidade acadêmica que enfatiza a necessidade de manutenção de hábitos de vida saudável, incluindo a atividade física diária. Além disso, é uma oportunidade de competição para os amantes das corridas de rua”, explicou a chefe de Divisão de Gestão de Eventos Esportivos, Sarita de Mendonça Bacciotti.

A acadêmica do quarto semestre do curso de Fisioterapia Sofia Militão participou da Volta pela primeira vez. “Estou achando bastante interessante. Vou participar no Desafio das Atléticas e acho que vai ser uma experiência diferente. Este evento é um dos vários que a Universidade faz para agregar toda a comunidade”, falou. O estudante Felipe Koslosky, do curso de Engenharia de Software, também participou da Volta pela primeira vez. “É um evento sensacional para integrar professores e acadêmicos e sempre a favor do esporte. O horário da competição ajudou muito, pois está mais fresco, e o cenário da Cidade Universitária ajuda muito na respiração, por ser bastante arborizado”, destacou.

“Pela primeira vez optamos em realizar a Volta UFMS no período vespertino e para nossa alegria foi uma estratégia importante, pois há outras competições agendadas nessa época. Além da corrida, do desafio, da caminhada, destaco a participação de 70 crianças na Maratoninha. O evento está muito bacana e, felizmente, não veio a chuva”, comentou o coordenador da CCE, Júnior Silva. Cerca de 600 pessoas compareceram na tarde de sábado para as provas.

Os irmãos Laura e Lucas du Bocage, de 7 e 8 anos,  participaram da Maratoninha e gostaram da experiência. “Eu corri esse ano, ano passado e ano retrasado e acho muito legal para conscientizar as pessoas para saírem de casa e virem correr. Saúde em primeiro lugar”, disse Lucas.

“A minha primeira corrida em Campo Grande foi a do Banco do Brasil, em 2018. Já participo de competições dessa natureza há algum tempo, mas da Volta UFMS é a primeira vez. Pra minha surpresa já conquistei uma boa colocação. Eu corro por hobbie e das que participei, a da UFMS foi a que mais gostei”, comentou a atleta Cláudia Nunes que ficou em segundo lugar na categoria geral feminino. Liceia de Souza Gomes começou a correr há pouco tempo e já conquistou o primeiro lugar. “Comecei a correr agora, estou gostando muito e cada vez evoluo mais, por estar treinando e sempre me empenhando mais”, falou.

As provas se dividiram em cinco modalidades: Corrida de 7km, Caminhada de 3,5km, Desafio das Atléticas UFMS 3,5km, Maratoninha de 400m e Desafio das Autoridades de 400 m para convidados. Todas são divididas entre as categorias Veterano (pessoas com mais de 50 anos), foram premiados com troféu os cinco primeiros colocados. No Desafio das Autoridades todos que completaram o percurso receberão medalha. No Desafio das Atléticas foram premiadas com troféu as cinco primeiras atléticas que obtiveram o maior número de atletas concluintes da prova, e todas as equipes participantes foram contempladas com os kits esportivos. Nas demais modalidades, todos os atletas que concluírem a prova farão parte da classificação final.

“Gostei muito do percurso, essa é a segunda vez que participo da prova. É bom ter provas como essa, porque incentivam as pessoas a participarem”, falou o segundo colocado na categoria geral masculina, Márcio dos Santos. Para Dinho de Jesus, que ficou em primeiro lugar, o percurso foi bom e desafiador. “Eu tinha participado da quinta Volta UFMS e voltei esse ano para a competição e encerrar a temporada de corridas em 2019. E foi bom porque encerrei com chave de ouro”, disse Dinho.

A competição contou com a participação de pessoas de todas as idades, inclusive de alunos da Universidade Aberta para à Pessoa Idosa (UnAPI), como Sérgio Uehara. “Acho que essa é a terceira ou quarta vez que participo e já ganhei troféu uma outra vez. Achei o percurso ótimo para correr, esse cenário é a melhor coisa que tem. Esse troféu, professora Suzi, metade é da senhora. Ela merece até mais que isso, porque foi ela que me fez praticar atividade física e a frequentar os projetos da UnAPI”, falou Sérgio. A professora Suzi Barbosa é coordenadora da UnAPI.

A organização da prova teve o cuidado de tomar várias providências, entre elas a instalação de um posto médico móvel (UTI móvel), na largada e chegada, em frente à reitoria da UFMS, e outro ao longo do percurso. Também foram distribuídos postos de hidratação com água no decorrer da prova. Ao término do evento, os atletas receberam um kit de frutas.

No Desafio das Atléticas, a classificação foi a seguinte: em primeiro lugar, Computação – A.A.A.COMP; em segundo lugar Medicina – A.A.A.M.U.F.M.S.; em terceiro,  Psicologia – PSICAAA; em quarto, Ciências Contábeis – A.A.A.CONT; e em quinto, Nutrição- AAANPE. Confira abaixo os resultados das provas:

CORRIDA 7 KM – CATEGORIA UFMS FEMININO

 

CORRIDA 7 KM – CATEGORIA UFMS MASCULINO

 

CORRIDA 7 KM – CATEGORIA VETERANO FEMININO

 

CORRIDA 7 KM – CATEGORIA VETERANO MASCULINO

 

CORRIDA 7 KM – CATEGORIA GERAL FEMININO

 

CORRIDA 7 KM – CATEGORIA GERAL MASCULINO

 

Texto: Vanessa Amin e Gabrielle Gonçalves (estagiária de Jornalismo)

Fotos: Vanessa Amin