Vinte e sete novos professores tomam posse no Glauce Rocha

Gestores, diretores de unidades, servidores, familiares e amigos se reuniram na manhã desta sexta-feira, 6, no Teatro Glauce Rocha para a cerimônia de posse de 27 professores. “Temos uma missão com a educação, a ciência, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo, mas o nosso maior tesouro são nossos jovens. Temos em torno de 25 mil estudantes na graduação e pós-graduação e precisamos cuidar deles com muito carinho”, disse o reitor Marcelo Turine. “A Universidade é um espaço de discussão, de reflexão e fico feliz por vocês terem dito sim à UFMS”.

“Desejo que vocês honrem a Universidade conosco. Sejam bem-vindos. Desejo que vocês sejam muito felizes aqui. Que possamos sempre trabalhar para sermos luz, pois somos nós os responsáveis por um ambiente colaborativo, transformador, construtivo”, destacou a vice-reitora Camila Ítavo. Atualmente, a UFMS possui 1.470 professores em seu quadro docente.

Dos 27 professores, dez atuarão na Cidade Universitária: Patrícia Colombo Mescolotti tomou posse na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) ; Vanessa Zirondi Longhini e Leila Sabrina Ullmann na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez); Gabriela Moura Chicrala e Gleyson Kleber do Amaral Silva na Faculdade de Odontologia (Faodo); Wilder Rodrigues Cardoso no Instituto de Física (Infi); e Gabriel Pereira Braga, Silvia Naomi de Oliveira Uehara, Andrea Helena Ernica Bisol e Maura Kawano Hokama na Faculdade de Medicina (Famed).

O Câmpus Pantanal (Cpan) recebeu quatro novos professores: Rosimara Silva Correia, Patrícia Santos de Oliveira, Leonardo de Oliveira Dresch e Lívia Amorim Cardoso. Para o Câmpus de Aquidauana, são dois novos professores: Paulo Baltazar e Mariana Aparecida Euflausino dos Santos. O Câmpus de Chapadão do Sul recebeu três novos docentes: Michele Aparecida Nepomuceno Pinto, Narle Silva Teixeira e Rafael Ferreira Barreto. Irão atuar nos câmpus de Coxim, Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã, respectivamente, Ingrid Moura de Abreu, Silvana Dalmutt Kruger, Aleska Kaufmann Almeida e Kellys Regina Rodio Saucedo. Para o Câmpus de Três Lagoas, são quatro novos professores: Humberto Lidio Antonelli, Monike Daiane Alves Vital, Murilo Santos da Silva e Fábio Aprigio de Assis.

“É com muita satisfação que faço parte deste momento na UFMS. Recebemos cada um de vocês com muita alegria. Sabemos da missão e do amor de vocês pela educação. Agradeço a cada um que decidiu fazer parte da Universidade em sua missão de tornar as pessoas, a sociedade e o mundo melhores. Agradeço a cada um dos professores e técnicos que participaram do processo de realização do concurso. Meu agradecimento especial à Diretoria de Desenvolvimento Pessoal e Profissional que com responsabilidade, dedicação e amor conduziu tudo”, disse a pró-reitora de Gestão de Pessoas Andreia Costa Maldonado.

Além do reitor, da vice-reitora e da pró-reitora da Progep, compuseram a mesa de autoridades: os pró-reitores de Administração e Infraestrutura Augusto Cesar Malheiros, de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes, de Planejamento, Orçamento e Finanças Dulce Tristão e de Assuntos Estudantis Albert Schiaveto; o diretor do Cpan Aguinaldo Silva; os diretores da Famed Marcelo Luiz Brandão Vilela, da Faodo Fabio Nakao, da Famez Fabrício de Oliveira Frazílio, da Faculdade de Ciências Humanas Vivina Dias Sol Queiroz, do Infi Além Mar Bernardes Gonçalves, além do diretor em exercício da Faeng José Alberto Couto.

A professora da Famez Vanessa Zirondi Longhini representou todos os empossados durante a leitura do juramento. “É maravilhoso o sentimento de dever cumprido, pois passamos tempo nos preparando, estudando para estar aqui. A UFMS é uma instituição renomada nacional e internacionalmente e para mim é um orgulho fazer parte da equipe”, falou.

“A UFMS tem um elevado conceito então é uma responsabilidade grande para nós, professores. Para mim enquanto terena, é um privilégio mostrar a competência indígena em chegar até aqui”, disse emocionado o professor Paulo Baltazar. Ele é bacharel em Geografia e tem licenciatura no curso Intercultural Indígena, com mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP e doutor em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Paulo teve Covid-19 e passou duas semanas internado. “Gratidão a Deus, à vida, pois foi desde de 2019 venho me preparando para esse concurso e, finalmente, chegou o momento da conquista”, falou.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Marcelo Calazans