Vinte cursos da UFMS participam do Enade 2019

Vinte cursos de graduação da UFMS deverão prestar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será realizado no dia 24 de novembro de 2019. Para enfatizar a importância da avaliação, a Secretaria de Avaliação Institucional (Seavi) e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) realizaram uma reunião por videoconferência com os coordenadores dos cursos de graduação e os presidentes das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs).

Este ano participam do Enade os acadêmicos concluintes dos seguintes cursos:

  • Agronomia e Engenharia Florestal, campus de Chapadão do Sul;
  • Enfermagem, campus de Coxim;
  • Enfermagem e Engenharia de Produção, campus de Três Lagoas;
  • Farmácia, Nutrição, Engenharia de Computação, Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil (de todos os períodos), Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária, Zootecnia, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia, na Cidade Universitária.

A secretária especial de Avaliação Institucional, Marize Terezinha Lopes Pereira Peres, fez uma apresentação com dados do Enade (Prova e Questionário do estudante)  e do  Conceito Preliminar de Curso do triênio (2015-2017) para cada um dos  20 cursos  que passarão pelo Enade 2019. “É importante que eles conheçam para verificar suas potencialidades e fragilidades e estabelecer ações que possam refletir em resultados melhores para esse ciclo”, enfatizou.

Também foram apresentados comparativos da média dos estudantes desses 20 cursos em relação à média dos estudantes  do país, da região Centro-Oeste e da rede federal. A professora destacou que dois cursos da UFMS  (Engenharia Elétrica e Medicina Veterinária) obtiveram o melhor Enade Contínuo na última avaliação e ocupam a primeira posição na região Centro-Oeste. Ainda, 11 dos 20 cursos detêm a primeira posição no estado de MS, com relação ao Enade Contínuo obtido na última avaliação e que um curso (Farmácia) obteve  Enade faixa 5, na última avaliação.

Enade 2019

Selecionados pelo Ministério da Educação (MEC), O Enade é usado para avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos dos seus respectivos cursos de graduação. A participação no exame é obrigatória e os estudantes em situação irregular no Enade não podem colar grau até a sua regularização.

O Enade compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e é composto por prova, Questionário do Estudante, Questionário de Percepção de Prova e Questionário do Coordenador de Curso. A situação de irregularidade do estudante junto ao exame irá ocorrer quando o estudante não comparecer à prova ou não obter dispensa oficial, não preencher o Questionário do Estudante ou tiver registro de participação indevida na prova.

Os componentes do Enade são insumos para calcular o Conceito Enade (CE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicadores de qualidade importantes. O CE afere o desempenho do estudante após seu processo formativo e o CPC expressa a qualidade do curso. “O MEC inclusive se utiliza do CE para distribuir o orçamento entres as universidades federais”, explica a professora Marize.

O CE também vale para os acadêmicos como medidor de desempenho. “É importante para o aluno porque ele sai para o mercado de trabalho com essa avaliação. Se não for boa, poderá contribuir para a desvalorização do diploma e diminuição das oportunidades. O Enade ocorre a cada três anos para os cursos e somente depois disso terá uma nova avaliação, por isso é importante que o aluno faça a prova e preencha o questionário de forma consciente e responsável”, afirma Marize.

Já o CPC médio dos cursos da Universidade é utilizado para calcular o Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador de qualidade da instituição e um elemento de avaliação estratégico para a gestão.

A professora Marize ressalta a importância da participação responsável dos acadêmicos no exame. “O estudante precisa entender que o prejuízo de uma prova ruim e o preenchimento do questionário sem responsabilidade é prejudicial não apenas para ele, mas também para o curso que ficará mal avaliado e, consequentemente, para a instituição que também ficará mal avaliada por três anos. Assim, os estudantes devem se esforçar para realizar bem ambas as etapas. Um bom Enade com certeza aumentará as chances de obter um bom CPC para o curso e um bom IGC para a Universidade. Os estudantes têm uma responsabilidade muito grande nesse processo”.

Todos os detalhes sobre o Enade 2019, como prazos e procedimentos técnicos, serão publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Texto: Leticia Bueno