Vice-reitora abre reunião do Pibid e destaca empenho dos estudantes de licenciatura

A vice-reitora Camila Ítavo participou, na noite de ontem,17, da primeira Reunião Aberta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de 2021. Na ocasião, ela destacou o importante papel dos estudantes de licenciatura na promoção do desenvolvimento. “Os desafios são constantes na vida de todos nós, e a principal missão é promover o desenvolvimento por meio do conhecimento”, declarou.

Ela lembrou que desde março de 2020 a escola está sendo reinventada e que mesmo neste cenário, apesar de todas as dificuldades geradas pelo distanciamento social, ainda é possível unir esforços para tratar de temas como o Pibid. “Trata-se de um evento importantíssimo para aprimorarmos nossos processos na licenciatura e na nossa atuação”.

Professor Sergio Antônio Leite (Unicamp)

A conferência desta segunda-feira ocorreu em ambiente virtual e também reuniu estudantes de outras instituições, que desenvolvem o programa. Neste primeiro dia, o tema abordado foi “Afetividades nas práticas pedagógicas”, conduzido pelo professor aposentado da Unicamp Sérgio Antônio da Silva Leite.

Em sua apresentação, Silva Leite falou sobre os modelos de ensino-aprendizagem e destacou a questão da afetividade no processo. “São quase duas décadas trabalhando com este tema. Observamos que no processo de aprendizagem não está presente apenas a questão cognitiva, como também a afetividade”, pontuou. O professor destacou que é constante o estudo sobre o assunto nas diferentes práticas pedagógicas, sobretudo porque há pouco conteúdo relativo à afetividade em sala de aula disponível na literatura.

A coordenadora do Pibid na UFMS, Stella Sanches de Oliveira Silva, destacou que a intenção do evento é despertar nos estudantes mais interesse pelos cursos e pela prática da docência, além do intercâmbio com outras instituições.

Além da conferência desta segunda-feira, o projeto prevê mesa de discussão no dia 28 de maio, às 14h (MS) com participação da professora Daiane Riedner (Agead/Faed-UFMS) com o tema “Perspectivas e práticas pedagógicas com uso de tecnologia para aprendizagem remota” e com o professor Renato Victório (Cpan) sobre “Ensino de matemática: desafios com uma mesa digitalizadora”.

 

Texto: Christiane Reis