Vestibular UFMS 2020 termina com balanço positivo

No último domingo (1), a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) realizou a prova do Vestibular UFMS 2020, simultaneamente, em 11 cidades de Mato Grosso do Sul. Neste ano, o grande diferencial foi a inclusão da redação na prova de ingresso, que dispensou a obrigatoriedade do ENEM para os que se inscreveram para o Vestibular.

Mais de 15 mil candidatos participaram do concurso nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Dourados e Três Lagoas, para o ingresso de 2020 foram ofertadas 2.139 vagas para 115 cursos 115 cursos de graduação na Cidade Universitária, em Campo Grande, e nos nove câmpus em todo o estado.

Carolyne Dias da Silva, 20 anos, prestou pela primeira vez o Vestibular na UFMS, para Medicina. Ela é de Paranaíba e veio para Campo Grande para se preparar por meio de um cursinho. “Se passar, pretendo morar em Campo Grande. Tirando a ansiedade que todo vestibulando sente, creio que fui bem”, avalia. Em relação ao tema da redação – “Como as contribuições da Ciência e da Tecnologia se fazem presentes no cotidiano de todos nós” – a estudante disse que não esperava, mas ao mesmo tempo não teve dificuldades em falar a respeito. “A Medicina é um sonho de criança. Independentemente de quantos candidatos têm por vaga, temos que ir atrás dos sonhos. A prova foi bastante tranquila, as questões não estavam muito extensas, então tivemos tempo para ler, interpretar e responder”, comentou.

Beji Tomanaga também pretende fazer Medicina e avaliou que a prova, deste ano, estava mais fácil. “É a primeira prova de muitas que ainda vou fazer. Procuro não ficar muito nervoso, mas é difícil não ficar um pouco”, fala. Ele compara o sucesso no vestibular com o alpinismo. “É preciso escalar um pouco todo dia, para poder chegar ao topo da montanha. Não pode desistir”, o estudante tem 34 anos e reside em Campo Grande.

O pró-reitor de Graduação, Ruy Caetano, considera que um conjunto de fatores contribuiu para o sucesso das inscrições no Vestibular. “Fomos destaque em rankings nacionais e internacionais, isso chamou a atenção das pessoas em relação à qualidade do ensino que oferecemos na UFMS. Temos avançado nisso e a sociedade está reconhecendo”, ressalta. Aliado a isso, o pró-reitor cita também os processos de divulgação tanto do PASSE, como do Vestibular,  que têm ajudado a levar mais informações aos estudantes a respeito das possibilidades de cursos. “Nosso Vestibular usava a redação do Enem. Neste ano, resolvemos fazer a nossa própria redação que, foi, inclusive uma solicitação da própria comunidade que decidimos acatar”, falou.

Com a mudança na prova, um sinal de amadurecimento do processo seletivo da UFMS, o pró-reitor ainda pontou. “Acredito que o aumento no número de inscritos se deva a isso. À medida que vamos tendo mais experiência, a Universidade precisa ter o seu próprio processo seletivo, isso é importante para não ficar dependente de um programa que não está sob nossos cuidados”, concluiu Ruy Caetano .

Sinal do maior alcance do Vestibular veio também pela presença dos olhos atentos dos familiares. O pai, Leovaldo Joaquim Gomes, estava aguardando pela filha Andressa Gomes Marques, que veio fazer o Vestibular para Medicina. Eles são da região de Umuarama, no Paraná, e viajaram para Campo Grande no fim de semana, para que a Andressa pudesse fazer as provas. Ela pretende cursar Medicina na UFMS. “Esse é o primeiro vestibular da minha filha. A ideia dela é ser médica, é fazer isso. Estou na torcida para que ela passe, que dê tudo certo”, comenta. Andressa vai fazer 18 anos em março de 2020.

Outro também que aguardava a filha era o funcionário público Vandir Jorge. Ele é de Naviraí e se descolou até a capital para acompanhar a filha, Bárbara Torres Jorge. “As expectativas são as melhores possíveis. Ela já tem feito o Vestibular para adquirir experiência. Hoje, ela está no terceiro ano”, conta. Vandir disse que se a filha passar, pretende, com a esposa, que também é funcionária pública estadual, pedir remoção para Campo Grande.

Estrutura do Vestibular UFMS

Para atender a grande demanda deste ano e garantir a segurança e transparência na realização do concurso, a Fapec contou com uma grande equipe de segurança em todas as unidades que tiveram realização do certame e no transporte das provas, bem como mais de 1000 fiscais, 35 coordenadores, 12 monitores para informação e 17 delegados na capital e no interior. Além disso, na UFMS de Campo Grande foram distribuídas placas de sinalização para os candidatos, além da presença de monitores que estiveram no campus para ajudar na localização dos blocos. Na capital, os candidatos foram divididos em 4 locais de prova: Cidade Universitária UFMS, Unigran Capital, Colégio Dom Bosco e Anhanguera.

De acordo com a coordenadora do setor de concursos da Fapec, Juliana Oliveira, a abstenção foi de menos de 10% dos candidatos, um número baixo para a quantidade de candidatos que se inscreveram para realizar a prova. “Esse é um resultado positivo, pois trabalhamos muito para ajudar os candidatos a se localizarem em seus locais de prova e fizemos uma comunicação intensa na última semana para auxiliá-los em suas dificuldades. De 15.360 candidatos, só tivemos mil, pouco mais de 1,3 mil ausentes”, explicou.

 “A Fapec está muito contente com os resultados do vestibular, pois nesse ano batemos o recorde de inscritos e esse é um sinal de confiança no nosso trabalho. Com o aumento de candidatos tivemos também um aumento na demanda de trabalho, por isso contratamos uma equipe de apoio maior para a realização do concurso, reforçamos a segurança, expandimos os locais de prova e contamos com a ajuda de vários delegados presentes durante a realização do certame, só na Cidade Universitária da UFMS recebemos 4.433 candidatos”, argumentou Juliana.

Com 4 horas e 30 minutos de duração, a prova do Vestibular UFMS 2019 foi composta por 60 questões objetivas e de múltipla escolha, sendo 15 questões de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 15 de Ciências Humanas e suas Tecnologias; 15 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 15 de Matemática e suas Tecnologias e Redação.

A previsão de divulgação do Gabarito Preliminar é para segunda-feira (2), a partir das 17h e o resultado final no dia 24/01/2020, no mesmo horário. Os candidatos devem acompanhar os editais divulgados no site de Concursos da Fapec.

Texto: JC Costa e Vanessa Amin, com informações da assessoria Fapec

Foto: JC Costa