Universidades americanas oferecem cursos virtuais e bolsas para pesquisa

A Ohio State University e a Harvard estão com atividades abertas para estudantes, docentes, técnicos administrativos e egressos da Universidade. São bolsas de pesquisa e cursos e eventos virtuais em diversas áreas do conhecimento. As oportunidades de âmbito internacional são divulgadas no site da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova).

Para o diretor da Aginova, Saulo Gomes Moreira, o desenvolvimento das plataformas de ensino digitais permite que todos tenham acesso a conteúdos de qualidade relacionados às diversas temáticas relevantes em nível global. “Além de agregar conhecimento específico na área de estudo, a participação em cursos internacionais possibilita o desenvolvimento das habilidades em línguas estrangeiras e a identificação de novas oportunidades para ampliar o processo de formação. Ao se inserirem nos ambientes coletivos desses cursos, como fóruns e grupos de discussão, os participantes passam a ter também a rica experiência do compartilhamento com pessoas do mundo todo. Essas oportunidades, somadas às demais ações estratégicas previstas no Plano Institucional de Internacionalização, permitem que a UFMS tenha cada vez mais sua comunidade universitária inserida em ações relacionadas ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Empreendedorismo e Inovação em âmbito internacional”, afirmou.

 

Cursos e eventos virtuais

A Global One Health initiative (GOHi) da Ohio State University lançou a nona edição de seu Instituto de Verão. A série de seminários on-line será gratuita para os participantes e será realizada de 15 de junho a 15 de agosto. A programação irá contar com a parceria de universidades e institutos de pesquisa do Brasil, Etiópia, Índia, México e outros países.

São 17 cursos online gratuitos que podem ser acessados neste link Os assuntos são bastante diversificados, variando entre epidemiologia molecular; combustíveis fósseis, alternativa e energia renovável; escrita e edição de mídia; introdução à ciência do câncer; biologia e gestão de ervas e plantas invasivas; e fundações da prática baseada em evidências na saúde.

Os 15 eventos virtuais gratuitos podem ser acessados neste link e entre os temas estão: resistência antimicrobiana; doenças e tecnologias das plantas agrícolas e das árvores florestais; epidemiologia molecular e diagnóstico de doenças infecciosas; avaliação e classificação de riscos; saúde e manejo da vida selvagem; desenvolvimento de vacinas e virologia e saúde equina.

Mais informações sobre a GOHi podem ser obtidas no site: https://globalonehealth.osu.edu/.

 

Bolsas para pesquisa 

A Harvard seleciona interessados para 50 bolsas de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados Radclife. As oportunidades são voltadas a cientistas, escritores, acadêmicos, intelectuais, profissionais e artistas cujo trabalho faz a diferença em seus campos profissionais e no mundo em geral. O objetivo é que, ao longo de um ano, os bolsistas partilhem suas ideias uns com os outros e com o público por meio de apresentações, palestras, concertos e exposições.

A bolsa tem o valor de US $ 78.000 mais US $ 5.000 adicionais para cobrir as despesas do projeto, que deverá ser desenvolvido de setembro de 2021 a maio de 2022. As inscrições podem ser feitas individualmente ou em grupos de até três pessoas, neste link. Para as áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Artes Criativas o prazo vai até 10 de setembro. Para as áreas de Ciências, Engenharia e Matemática o prazo termina em primeiro de outubro.

Candidatos de humanas, ciências sociais, ciências, engenharia ou matemática precisam ter doutorado e ter trabalho publicado em periódico científico relevante de sua área. As oportunidades para Artes Criativas englobam audiovisual, artes visuais, literatura (ficção e não-ficção), jornalismo, dramaturgia, composição musical e artes performativas. Os requisitos para cada podem ser consultados neste link.

Mais informações sobre as bolsas no Instituto de Estudos Avançados Radclife de Harvard podem ser obtidas neste link. A Harvard também oferece cursos online gratuitos, o acesso pode ser feito neste link.

 

Aginova

Mais informações sobre oportunidades de estudo e pesquisa em instituições internacionais podem ser obtidas junto à Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova).

 

Texto: Ariane Comineti – com informações da Aginova