Pró-Reitorias

PROADI – Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura

Unidade responsável pela superintendência, orientação, coordenação e avaliação das atividades do sistema administrativo e de contabilidade e finanças da Universidade.

Augusto Cesar Portella Malheiros

Acesse o site.

 

 

PROAES – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

É a unidade responsável pelo planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação da política estudantil da UFMS e das atividades dirigidas aos estudantes. O desenvolvimento de políticas está organizado em três eixos: atenção ao estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica, integração estudantil e assistência à saúde, incentivo ao desenvolvimento profissional.

Ana Rita Barbieri Filgueiras

ana-rita_siteGraduada em Enfermagem e obstetrícia pela UEM(1987), mestre em Saúde Coletiva pela UFMS(1995) e doutora em Ciências com ênfase em gestão e planejamento em saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ(2003). Foi chefe de departamento do Curso de Enfermagem, coordenadora do Programa Pró-Saúde e gestora de convênio para estágios curriculares em saúde UFMS/SESAU. É professora associada da UFMS, atua nos cursos de Enfermagem e Medicina, mestrados em Enfermagem e profissional em Saúde da Família. É líder de grupo de pesquisa CNPq em Políticas publicas: planejamento, avaliação e equidade em saúde.

Acesse o site

 

 

 

PROECE – Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes

Construir e consolidar uma relação transformadora Universidade-Sociedade pela integração da cultura, da ciência, da tecnologia e dos conhecimentos populares, firmando-se como instituição capaz de interagir na busca de soluções para o desenvolvimento do cidadão, da sociedade e da região sul-mato-grossense.

Marcelo Fernandes Pereira

marcelo_siteBacharel em Violão, mestre em Musicologia e doutor em Artes pela ECA-USP.  Foi coordenador do Curso de Música da UFMS e Coordenador de Cultura na PREAE/UFMS. Mantém atividades de curadoria, pesquisa e orientação acadêmica, além de ser parecerista de periódicos e editais. Coordena projetos educacionais nos quais busca aliar  inclusão social à excelência intelectual e artística. Venceu cinco concursos de interpretação instrumental e mantém prolífica carreira internacional, tendo realizado recitais solo nos EUA, Espanha, França, Suíça, Portugal, Colômbia, Chile, Bélgica e Alemanha.

Acesse o site.

 

 

PROGEP – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

É a unidade responsável pela superintendência, planejamento, coordenação, orientação e execução das atividades de administração de pessoal e de recursos humanos da Universidade.

Antonio Jose Angelo Motti

motti_sitePsicólogo e especialista em Psicologia Social. Foi Diretor de Orçamento e Finanças da SED/MS(91/92); Superintendente do CBIA(92/95); Conselheiro do Cons. Federal de Psicologia(95/96), Superintendente de Cidadania da Secretaria de Justiça e Cidadania/MS(98/99); Coordenador do Programa Nacional de Enfrentamento a Violência no MPAS(2000/2003); Conselheiro no CONANDA E CNAS(2001/2003), Coordenador Técnico do Programa Nacional de Integração de Políticas de Enfrentamento a Violência (2003/2006), Coordenador Geral do PAIR Mercosul(2006/2013), Coordenador da Escola de Conselhos da PREAE/UFMS (1999/2000) (2006/2016).

Acesse o site.

 

 

PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação

Responsável pelo acompanhamento, pela gestão e pela avaliação dos cursos de graduação da UFMS. Nela é realizado o controle acadêmico e docente, a gestão das diferentes formas de ingresso na instituição, as ações de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica, a formação continuada de professores da própria UFMS, o acompanhamento de programas, de estágios e de projetos de ensino de graduação. Além disso, a Preg também é responsável pelo acompanhamento dos processos de avaliação dos cursos da UFMS realizados pelo MEC. A Prograd também auxilia a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) a organizar processos seletivos para docentes substitutos, temporários e nos concursos para professores do quadro permanente da UFMS.

Ruy Alberto Caetano Correa Filho

ruy_siteZootecnista pela UFLA/MG(1989), mestre em Genética e Melhoramento Animal pela UNESP/Jaboticabal/SP(1994) e doutor em Ciências Biológicas (Genética) pela UNESP/Botucatu/SP(2000). É Professor Associado nível 4 da FAMEZ, foi presidente da comissão de criação da Zootecnia na UFMS e responsável pela gestão do curso em 12 dos 15 anos de existência. É professor fundador do Mestrado em Ciência Animal e avaliador de cursos de graduação de Zootecnia no INEP/MEC. É responsável pela elaboração das atuais diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Zootecnia.

Acesse o site.

 

 

 

PROPLAN – Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento

É a unidade responsável pela superintendência, orientação, coordenação e avaliação do sistema de planejamento, orçamento e relações institucionais da Universidade.

Dulce Maria Tristão

Bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Avaliação Institucional, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Administração Universitária. Foi diretora da Gerência de Recursos Humanos na UFMS e assessora especial da Reitoria para Expansão e Reestruturação. No MEC/SESU foi Coordenadora Geral de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (DIFES) e Diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES. Foi membro de conselhos e comissões como: Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal(CNDP), Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e Conselho de Administração da EBSERH.

Acesse o site.

 

PROPP – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação é o órgão responsável pela coordenação, planejamento e avaliação das atividades de pesquisa e pós-graduação da UFMS.

Nalvo Franco de Almeida Junior

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UFMS, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ, doutor em Ciência da Computação pela UNICAMP e pós-doutor em Bioinformática pelo Instituto de Bioinformática da Virginia, nos Estados Unidos. Professor associado da FACOM e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação e Biologia Computacional. Foi diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFMS de 2002 a 2006 e diretor da Faculdade de Computação de 2009 a 2016.

Acesse o site.