Câmpus do Pantanal – Corumbá

No ano de 1967, o Governo do Estado de Mato Grosso criou em Corumbá, o Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá (ISPC), pelo Decreto Estadual nº 402 de 13/11/1967. Em 16 de setembro de 1969, integrando os Institutos de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas, a Lei Estadual nº 2.947/69 criou a Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). Em 1979, com a divisão do Estado de Mato Grosso, foi concretizada a federalização da Instituição que passou a se denominar Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pela Lei Federal n º 6.674/79.

O Câmpus do Pantanal/UFMS está situado no município de Corumbá, é instalado em edifício construído na Avenida Rio Branco, nº 1.270, entre as cidades de Corumbá e Ladário, tem localização geoestratégica privilegiada. Atende, além do município de Corumbá, o município de Ladário e os países limítrofes do Cone Sul, em especial a Bolívia.

Visando ao cumprimento do Estatuto em vigência (Res. COUN nº 35/2011) e do Regimento Geral (COUN nº 78/2011) da UFMS, o Câmpus do Pantanal tem buscado a integração regional além de estimular as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, tem participado ativamente da preservação dos recursos naturais, especialmente da fauna e flora do Pantanal, região onde está inserido, motivando estudos e pesquisas acerca dos aspectos ambientais, político, econômico, histórico-culturais, linguísticos e educacionais da região. Assim, desenvolve importante papel na formação de profissionais adequadamente capacitados, que se inserem no mercado de trabalho e contribuem para o desenvolvimento local e regional.

Na trajetória deste Câmpus, foi marcante o incentivo à qualificação do corpo docente com a participação contínua no Plano de Capacitação Docente da UFMS. Outro aspecto importante diz respeito ao quadro de Mestres e Doutores do Câmpus do Pantanal (CPAN), que aumentou significativamente, ampliando a produção científica dos cursos, o desenvolvimento da Iniciação Científica, os Cursos de Especialização e o aumento na organização de vários eventos científicos.

O Câmpus do Pantanal é composto de 13 cursos de graduação e 02 cursos de pós-graduação em nível de mestrado, com seus respectivos Laboratórios para a prática de ensino.

Para mais nformações, acesse: http://cpan.sites.ufms.br/